O Senado atingiu o número necessário de assinaturas para criar a CPI da Lava Toga, que será criada para investigar escândalos envolvendo integrantes do Poder Judiciário. Da bancada de Mato Grosso do Sul, a proposta só teve o aval da senadora Soraya Thronicke (PSL).

Os senadores Nelsinho Trad (PSD), réu em dezenas de processos na Justiça por improbidade administrativa, e a Simone Tebet (MDB), que se livrou graças aos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, não endossaram a proposta para investigar o Poder Judiciário.

Esta é a segunda vez que a proposta para criar a CPI da Lava Toga é proposta no Senado. É a primeira vez que o número de assinaturas para criar a Comissão Parlamentar de Inquérito é atingida, conforme O Antagonista.

Investigado no caso de laranjas do ex-motorista Fabrício Queiroz, o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, é o único integrante da bancada do PSL que não assinou a criação da CPI.

Polêmica e na mira dos ministros do Supremo Tribunal Federal, a proposta não é considerada oportuna pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM) sinalizou que não criará empecilhos para instalar a CPI.

O autor da CPI da Lava Toga é o senador Alessandro Vieira. A proposta surge com força pela primeira vez após ministros do STF e do Superior Tribunal de Justiça serem citados em delações da Operação Lava Jato, a maior ofensiva contra a corrupção na Petrobras.

O requerimento atingiu o número mínimo de assinaturas no mesmo dia em que o advogado Modesto Cavalhosa apresentou novo pedido de impeachment do ministro Gilmar Mendes, o mais polêmico no Supremo.

O pedido para cassar o mandato de Gilmar será analisado pelo Senado. Não é a primeira vez que ele é alvo de pedido semelhante. Todos os demais pedidos de impeachment foram arquivados pelo Senado.

Confira quem assinou o pedido da CPI da LavaToga:

1. Alessandro Vieira
2. Jorge Kajuru
3. Selma Arruda
4. Eduardo Girão
5. Leila Barros
6. Fabiano Contarato
7. Rodrigo Cunha
8. Marcos do Val
9. Randolfe Rodrigues
10. Plínio Valério
11. Lasier Martins
12. Styverson Valentim
13. Alvaro Dias
14. Reguffe
15. Oriovisto Guimarães
16. Cid Gomes
17. Eliziane Gama
18. Major Olímpio
19. Izalci Lucas
20. Carlos Viana
21. Luiz Carlos Heinze
22. Esperidião Amin
23. Jorginho Mello
24. Telmário Mota
25. Soraya Thronicke
26. Elmano Férrer
27. Roberto Rocha