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Clientes denunciam restaurante após diagnóstico de toxoplasmose

Pessoas afirmam que contraíram a doença após consumirem produtos do estabelecimento, localizado em Pinheiros, na zona oeste da capital

15 maio 2019 - 10h50

Clientes de um bar em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, denunciaram o estabelecimento após serem diagnosticados com toxoplasmose, doença causada por um parasita que vem dos gatos. O problema é contraído com a ingestão de alimentos contaminados, consumo de leite não pasteurizado, transfusão sanguínea e pela transmissão mãe-filho — quando mulheres gravidas estão contaminadas e não fazem o tratamento.

De acordo com a Record TV, em um site de reclamações online, um usuário anônimo informou, no dia 3 de abril, que foi com os colegas almoçar no estabelecimento e, após esse dia, todos começaram a apresentar os sintomas da doença. “Quatro pessoas que comeram o mesmo prato ficaram com febre, dores no corpo, entre outros sintomas”, diz a postagem.

Na mesma página, outros clientes afirmaram que estiveram no restaurante na mesma época e que também contraíram a doença.

Cerca de um mês depois, no dia 7 de maio, a empresa respondeu a mensagem informando que o restaurante está dentro das normas de higiene e que não há risco de toxoplasmose contraída por alimentos e bebidas ingeridas no local. “Desde o início de suas atividades, [o restaurante] mantém rígido controle dos processos e procedimentos envolvendo a manipulação e a elaboração de alimentos e bebidas servidos a seus clientes”, afirma a publicação.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, desde março deste ano, a toxoplasmose passou a ter notificação obrigatória pelos serviços de saúde e vigilância. Uma avaliação preliminar identificou três surtos de toxoplasmose, de provável transmissão por alimentos, que contaminou cerca de 45 pessoas.

A coordenadoria de vigilância em saúde informou que uma equipe técnica fez vistorias no estabelecimento no dia 18 de abril. Após receber novas denúncias, o local passou por outra inspeção sanitária no dia 7 de maio. O órgão disse que amostras de alimentos e água do local foram coletados e encaminhados para a análise. Os resultados ainda não estão disponíveis.

 

Outro lado

Em nota, publicada nas redes sociais, o restaurante disse que, segundo o laudo da Vigilância Sanitária, o local apresenta condições satisfatórias de higiene e conservação de instalações e que não foi constatado prática de risco para a transmissão da doença.

O comunicado informou ainda que até o momento nenhum médico ou oftalmologista entrou em contato com o estabelecimento e que rastrear a origem exata da contaminação é uma tarefa complexa. Com informações, R7.

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