Entre a noite deste domingo, dia 20 de janeiro, e a madrugada de segunda, dia 21, a Lua será encoberta pela sombra da Terra, que estará alinhada entre o astro e o Sol, e o eclipse será visível em todo o Brasil.
Durante o fenômeno, os raios de sol não chegam na Lua diretamente, apenas algumas faixas de frequência da luz solar conseguem passar pela atmosfera do nosso planeta e, com a refração, atingir o astro, segundo o Observatório Nacional.
Isso faz com que nós possamos vê-lo mesmo quando ele está totalmente mergulhado na sombra da Terra e deixa nosso satélite natural com uma cor avermelhada - o que é popularmente conhecido como "lua de sangue".
O fenômeno astronômico será ainda mais interessante neste domingo porque vai acontecer bem na época em que a Lua está mais perto da Terra e, por isso, aparenta estar maior no céu – o que é conhecido como "superlua".
Como ver o eclipse lunar
Quem quiser observar a '"superlua de sangue" só precisa localizar o astro no céu entre 1h34 e 4h51 (horário de Brasília) da madrugada de domingo para segunda, quando o astro estará alinhado com a Terra e o Sol – não é preciso nenhum aparelho especial para ver o eclipse.
Quando acontece um eclipse total, a Lua fica com um tom avermelhado
No entanto, aparelhos como telescópios e binóculos podem ser usados para observar os detalhes da superfície lunar durante o fenômeno, que deve começar pelo lado esquerdo do observador.
Vale a pena também checar se o céu não estará nublado na sua região do país – o que pode dificultar a observação.
Às 2h41 começa o eclipse total, quando a sombra Terra escurece a superfície visível da Lua como um todo.
O fenômeno causará um efeito alaranjado sobre o astro, assim como acontece no crepúsculo matutino e vespertino, que estamos acostumados a ver antes de o nascer e após o pôr do Sol.
Outros eclipses vão acontecer nos próximos anos, mas, até 2021, nenhum deles será total, ou seja, apenas parte do astro ficará na sombra (também chamada de umbra).
O último eclipse total havia acontecido em julho de 2018, mas não foi totalmente visível no Brasil todo. Com informações BBC Brasil.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Família deixa ração para cães, mas abandona idosa trancada e só com arroz azedo

Após denúncia de suposto pagamento de propina a desembargadores, juíza encaminha autos envolvendo padre Robson para o STJ

Ministério decreta situação de emergência ambiental prévia

FundturMS faz visita técnica à Estrada Parque de Piraputanga e identifica potencialidades da região

Temporada de pesca começa com alto índice de conscientização ambiental

Ribas do Rio Pardo receberá Seção Comunitária de Bombeiros

Já faltam leitos nos hospitais da macrorregião de Campo Grande

Hemosul de Campo Grande abre o dia todo neste sábado; unidade precisa de sangue O- e O+

Agesul interdita parcialmente ponte na MS-243, no Nabileque
