Menu
Busca Sb, 14 de dezembro de 2019
(67) 9.9928-2002
Mundo

Confira dez datas-chave na vida de Kim Jong Un

28 março 2018 - 15h15Por Alcides Bernal
Kim Jong Un está à frente da Coreia do Norte desde 2011. A seguir, algumas datas-chave na vida do terceiro representante da dinastia no poder em Pyongyang.

? Início dos anos 1980: nasce Kim Jong Un, filho caçula de Kim Jong Il e de sua terceira esposa, uma bailarina coreana nascida no Japão. Seu avô, Kim Il Sung, é o reverenciado fundador da República Popular Democrática da Coreia (RPDC).yongyang nunca confirmou sua data de nascimento. Segundo um documento do Tesouro americano, ele teria nascido em 8 de janeiro de 1984.? Setembro de 2010: após estudar na Suíça, é promovido a general de quatro estrelas e nomeado vice-presidente da poderosa Comissão Militar Central do partido único no poder. A imprensa oficial publica pela primeira vez uma foto sua já adulto.

? Dezembro de 2011: é nomeado ?grande sucessor? de seu pai desde o anúncio de sua morte, em detrimento de seus irmãos mais velhos, Jong Chul e Jong Nam.

? Dezembro de 2012: como ?comandante supremo? do Exército e chefe do Partido dos Trabalhadores, lança um foguete de longo alcance. No ano seguinte, supervisiona o terceiro teste nuclear norte-coreano, o que agrava as tensões na península e custa ao seu país uma nova rodada de sanções da ONU.? Dezembro de 2013: manda executar seu tio, Jang Sont Thaek, número dois oficioso do regime e seu ex-mentor, acusado de traição.

? Fevereiro de 2017: Kim Jong Nam, seu meio-irmão no exílio, é assassinado na Malásia com VX, um agente neurotóxico proibido. Seul acusa Pyongyang.

? Julho de 2017: Pyongyang lança dois mísseis balísticos intercontinentais e Kim Jong Un afirma que todo o território americano está ao seu alcance.? Setembro de 2017: a Coreia do Norte realiza seu sexto teste nuclear, o quarto sob o mandato de Kim e o mais potente até a data.

? Fevereiro de 2018: os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, são a oportunidade para uma aproximação notável entre as duas Coreias. A irmã de Kim Jong Un, Kim Yo Jong, convida o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, a visitar Pyongyang.

? 8 de março de 2018: Seul informa que Kim Jong Un convidou Donald Trump para uma cúpula antes do fim de maio. Trump aceita.? 25-28 de março de 2018: visita à China de Kim Jong Un, em sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu o poder. Em Pequim, reúne-se com o presidente chinês, Xi Jinping.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campo Grande
Vereadores aprovam orçamento de mais de 4,3 bilhões para Campo Grande.
Meio Ambiente
Trad comete improbidade, uma atrás da outra, mas é blindado
Corrupção no Judiciário
Juíza presa contrata advogado especialista em delação
Corguinho
Festa de Som Automotivo terminou na Delegacia de Polícia Civil
Três Lagoas
Chuva e granizo faz estrago em Três Lagoas
Brasil
Sonia Guajajara: Bolsonaro é um perigo para o planeta
Crime
Avô de 85 anos foi preso por estuprar netos de 4 e 6 anos
Ponta Porã
Execução sumária na fronteira.
Brasília
Ministro da Justiça não obteve sucesso na abordagem: ex-juíza teve mandato de senadora cassado
Campo Grande
Surgem as Tradicionais favelas na capital