Menu
Busca Qui, 20 de junho de 2019
(67) 9.9928-2002
Mundo

Confira dez datas-chave na vida de Kim Jong Un

28 março 2018 - 15h15
Kim Jong Un está à frente da Coreia do Norte desde 2011. A seguir, algumas datas-chave na vida do terceiro representante da dinastia no poder em Pyongyang.

? Início dos anos 1980: nasce Kim Jong Un, filho caçula de Kim Jong Il e de sua terceira esposa, uma bailarina coreana nascida no Japão. Seu avô, Kim Il Sung, é o reverenciado fundador da República Popular Democrática da Coreia (RPDC).yongyang nunca confirmou sua data de nascimento. Segundo um documento do Tesouro americano, ele teria nascido em 8 de janeiro de 1984.? Setembro de 2010: após estudar na Suíça, é promovido a general de quatro estrelas e nomeado vice-presidente da poderosa Comissão Militar Central do partido único no poder. A imprensa oficial publica pela primeira vez uma foto sua já adulto.

? Dezembro de 2011: é nomeado ?grande sucessor? de seu pai desde o anúncio de sua morte, em detrimento de seus irmãos mais velhos, Jong Chul e Jong Nam.

? Dezembro de 2012: como ?comandante supremo? do Exército e chefe do Partido dos Trabalhadores, lança um foguete de longo alcance. No ano seguinte, supervisiona o terceiro teste nuclear norte-coreano, o que agrava as tensões na península e custa ao seu país uma nova rodada de sanções da ONU.? Dezembro de 2013: manda executar seu tio, Jang Sont Thaek, número dois oficioso do regime e seu ex-mentor, acusado de traição.

? Fevereiro de 2017: Kim Jong Nam, seu meio-irmão no exílio, é assassinado na Malásia com VX, um agente neurotóxico proibido. Seul acusa Pyongyang.

? Julho de 2017: Pyongyang lança dois mísseis balísticos intercontinentais e Kim Jong Un afirma que todo o território americano está ao seu alcance.? Setembro de 2017: a Coreia do Norte realiza seu sexto teste nuclear, o quarto sob o mandato de Kim e o mais potente até a data.

? Fevereiro de 2018: os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, são a oportunidade para uma aproximação notável entre as duas Coreias. A irmã de Kim Jong Un, Kim Yo Jong, convida o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, a visitar Pyongyang.

? 8 de março de 2018: Seul informa que Kim Jong Un convidou Donald Trump para uma cúpula antes do fim de maio. Trump aceita.? 25-28 de março de 2018: visita à China de Kim Jong Un, em sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu o poder. Em Pequim, reúne-se com o presidente chinês, Xi Jinping.
Liberdade de expressão

Deixe seu Comentário

Leia Também

Nova Alvorada do Sul
Celular pega fogo e quase queima uma casa
Facção Criminosa Comando Vermelho
Luiz Queimado faleceu na Bahia
Dourados
A covardia e as consequências de escolher mal o namorado
Água Clara
Vereadora é cassada por corrupção
Nova Andradina
As pistas do MS são perigosas pala falta de manutenção e de motorista com imprudência
Bolsonaro esculhamba militar
BOLSONARO REAGE A SANTOS CRUZ E DIZ QUE GENERAL É 'PÁGINA VIRADA'
CORREIOS
Discursos, sem menor preocupação, servem para Bolsonaro se livrar de seus assessores
TECNOLOGIA
Google lançará aplicativo para competir com Whatsapp; novo sistema deve incomodar telefônicas
Armas, drogas e celulares
PCC assassinou dez pessoas do Clã Rotela
Campo Grande, cadê o prefeito?
A incompetência de um prefeito causa.tristeza e dor nas pessoas