Menu
Busca Dom, 17 de janeiro de 2021
(67) 9.9928-2002
Mundo

Confira dez datas-chave na vida de Kim Jong Un

28 março 2018 - 15h15Por Alcides Bernal
Kim Jong Un está à frente da Coreia do Norte desde 2011. A seguir, algumas datas-chave na vida do terceiro representante da dinastia no poder em Pyongyang.

? Início dos anos 1980: nasce Kim Jong Un, filho caçula de Kim Jong Il e de sua terceira esposa, uma bailarina coreana nascida no Japão. Seu avô, Kim Il Sung, é o reverenciado fundador da República Popular Democrática da Coreia (RPDC).yongyang nunca confirmou sua data de nascimento. Segundo um documento do Tesouro americano, ele teria nascido em 8 de janeiro de 1984.? Setembro de 2010: após estudar na Suíça, é promovido a general de quatro estrelas e nomeado vice-presidente da poderosa Comissão Militar Central do partido único no poder. A imprensa oficial publica pela primeira vez uma foto sua já adulto.

? Dezembro de 2011: é nomeado ?grande sucessor? de seu pai desde o anúncio de sua morte, em detrimento de seus irmãos mais velhos, Jong Chul e Jong Nam.

? Dezembro de 2012: como ?comandante supremo? do Exército e chefe do Partido dos Trabalhadores, lança um foguete de longo alcance. No ano seguinte, supervisiona o terceiro teste nuclear norte-coreano, o que agrava as tensões na península e custa ao seu país uma nova rodada de sanções da ONU.? Dezembro de 2013: manda executar seu tio, Jang Sont Thaek, número dois oficioso do regime e seu ex-mentor, acusado de traição.

? Fevereiro de 2017: Kim Jong Nam, seu meio-irmão no exílio, é assassinado na Malásia com VX, um agente neurotóxico proibido. Seul acusa Pyongyang.

? Julho de 2017: Pyongyang lança dois mísseis balísticos intercontinentais e Kim Jong Un afirma que todo o território americano está ao seu alcance.? Setembro de 2017: a Coreia do Norte realiza seu sexto teste nuclear, o quarto sob o mandato de Kim e o mais potente até a data.

? Fevereiro de 2018: os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, são a oportunidade para uma aproximação notável entre as duas Coreias. A irmã de Kim Jong Un, Kim Yo Jong, convida o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, a visitar Pyongyang.

? 8 de março de 2018: Seul informa que Kim Jong Un convidou Donald Trump para uma cúpula antes do fim de maio. Trump aceita.? 25-28 de março de 2018: visita à China de Kim Jong Un, em sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu o poder. Em Pequim, reúne-se com o presidente chinês, Xi Jinping.
violência contra a mulher 2

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vacina
Enfermeira negra é primeira pessoa vacinada contra covid-19 no Brasil
Vacina
Técnicos da Anvisa recomendam uso emergencial da vacina de Oxford
Campo Grande
Briga de trânsito na V. Aimoré termina com agressão a facão
Covid 19 em MS
Ocupação de leitos em UTI Covid continua alta nas cinco macrorregiões do Estado
Campo Grande
Veja exemplos de jovens que evitam aglomerações para impedir contágio do coronavírus
Polícia
Denúncia anônima pelo 181 da PM ajuda no combate de crimes
Tempo
Domingo de tempo fechado com chance de mais chuva para o Estado
ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem
Campo Grande
Governo do Estado começa o ano com pacote de obras de R$ 376 milhões para pavimentação e restauração de estradas
Educação
SED divulga segunda lista de designação neste domingo; matrícula começa na segunda