Menu
Busca Qua, 28 de julho de 2021
(67) 9.9928-2002
GREJA CATÓLICA

Cúpula no Vaticano determinará novas regras contra pedofilia

Reunião de Papa com bispos ocorrerá em fevereiro, em Roma.

17 janeiro 2019 - 08h00

A reunião que o papa Francisco fará em fevereiro com bispos do mundo todo terá como objetivo traçar novas regras para prevenção e combate à pedofilia na Igreja Católica. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, disse  que o encontro servirá para que "todos os bispos tenham de maneira absolutamente clara o que é necessário fazer para prevenir e combater o drama mundial dos abusos contra menores de idade". O encontro ocorrerá no Vaticano, de 21 a 24 de fevereiro, com os presidentes de todas as Conferências Episcopais do mundo.


"O papa Francisco sabe que um problema global só pode ser enfrentado com uma resposta global. Ele deseja que esse encontro seja uma reunião de pastores, não uma conferência de estudos. Um encontro de oração e discernimento, operativo", disse o porta-voz. Segundo Gisotti, para Francisco é "fundamental que, ao voltar aos seus países e suas dioceses, os bispos que estiveram em Roma sejam conscientes das normas a serem aplicadas e cumpram, assim, os passos necessários para prevenir os abusos, para cuidar das vítimas e para que nenhum caso seja encoberto ou ignorado". No ano passado, Francisco enfrentou uma série de acusações e escândalos de pedofilia na Igreja Católica, principalmente no Chile. Além disso, o arcebispo Carlo Maria Viganò, ex-núncio em Washington entre 2011 e 2016, publicou uma carta de 11 páginas em que acusou o Papa de "acobertar" denúncias sexuais contra o cardeal norte-americano Theodore McCarrick.

O argentino Jorge Mario Bergoglio, por sua vez, rebateu a acusação e, em várias declarações públicas, condenou a pedofilia. Ele chegou a dizer que os abusos sexuais "minaram" a credibilidade da Igreja, além de pedir para que os sacerdotes criminosos "se entregassem à Justiça". (ANSA)

violência contra a mulher

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mato Grosso do Sul
Inscrições prorrogadas para a segunda edição do Prêmio Inova
Oportunidade
Estão abertas as inscrições para curso de idiomas na UEMS
Brasília
PP não vai aceitar filiação de Bolsonaro
Dourados
Agesul retira mais de 800 toneladas de lixo das margens da MS-156 em Dourados
Interior
SubsRacial leva Campanha Julho das Pretas a Rochedo, com temas de saúde e educação
Mato Grosso do Sul
Temperaturas voltam a subir e ar seco segue predominando nesta quarta-feira
Mato Grosso do Sul
Governo investe R$ 5,8 milhões na pavimentação da MS-455, criando novo acesso a Capão Seco
Interior
Corpo de Bombeiros monitora incêndios com imagens de satélite e amplia fiscalização em áreas de focos
Campo Grande
Até quando a massa de ar frio polar vai atuar em Mato Grosso do Sul?
Esportes
Hoje é Dia: nota 10 de Comaneci e Dia do Futebol marcam semana