Menu
Busca Ter, 26 de janeiro de 2021
(67) 9.9928-2002
Brasil e Mundo

Mais norte-americanos voltam ao trabalho e crescem temores com segunda onda da Covid-19

11 maio 2020 - 17h54Por Por Reuters

DETROIT (Reuters) - Trabalhadores de fábricas começaram a voltar às linhas de montagem no Estado norte-americano do Michigan nesta segunda-feira, abrindo caminho para a reabertura do setor automobilístico dos Estados Unidos, mas alimentando preocupações com uma possível segunda onda de infecções do coronavírus, enquanto os rígidos regimes de lockdown são afrouxados em todo o país.

 
uncionário da BMW retomar produção com cerca de 50% da capacidade em Spartanburg, Carolina do Sul 4/5/2020BMW/Handout via REUTERS

Com milhões de americanos sem trabalhar e a atividade econômica em queda livre, um número crescente de Estados está encerrando as duras restrições colocadas em vigência em março e abril para desacelerar a propagação da epidemia. 

Alguns fornecedores de auto-peças do Michigan, uma potência industrial do meio-oeste americano atingido duramente pela pandemia e pela depressão econômica consequente, reabriram suas fábricas nesta segunda-feira com a equipe mínima necessária para aprontar o reinício, planejado para o dia 18 de maio, da produção automobilística na região. 

“Estamos iniciando nossa fundição nesta semana em antecipação às ordens que chegam na semana que vem”, disse Joe Perkins, diretor-executivo da Busche Performance Group, uma empresa de engenharia, fundição e maquinaria, em uma entrevista por telefone. 

A Busche já estava fabricando peças para clientes não relacionados ao setor automobilístico, mas considerados essenciais, como a Deere & Co e a Emerson Electric, mas agora esquenta suas fornalhas para os clientes da indústria automotiva e treina seus funcionários sobre como manter a segurança durante a pandemia. 

 

As três grandes montadoras de Detroit - A General Motors, a Ford Motor e a Fiat Chrysler Automobiles — já anunciaram que planejam reiniciar a produção de veículos nas unidades norte-americanas no dia 18 de maio. 

O setor automobilístico representa 6% da produção econômica dos Estados Unidos e emprega mais de 835 mil norte-americanos. O governo do México, um importante agente na cadeia produtiva de automóveis nos EUA, deve fazer o anúncio nesta semana em relação a seus planos para a indústria. 

Até agora mais de 80 mil norte-americanos morreram na pandemia das mais de 1,34 milhão de infecções conhecidas nos EUA desde o dia 20 de janeiro, de acordo com uma contagem da Reuters. O Estado de Michigan contabilizou mais de 4.500 mortes relacionadas à Covid-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus, representando o quarto maior número entre os 50 estados americanos. 

Em Ohio, um outro Estado predominantemente industrial, a vasta maioria das lojas do varejo poderá começar a atender seus clientes na terça-feira. 

Mesmo Nova York, epicentro da crise no país, deve relaxar algumas medidas de distanciamento social até o final da semana em algumas partes do Estado fora da região metropolitana da cidade de Nova York

Surtos de novas infecções na Alemanha e na Coreia do Sul, ambas elogiadas por agirem agressivamente após a epidemia sair da China no início do ano, sugerem que as iniciativas para suspender as restrições podem ser prematuras. 

Reportagem de Ben Klayman, em Detroit; Maria Caspani, em Nova York; Doina Chiacu e Lisa Lamber, em Washington; e Nathan Layne, em Wilton, Connecticut

violência contra a mulher 2

Deixe seu Comentário

Leia Também

Três Lagoas
Homem agride companheira e é preso por menina.
Covid 19
Janeiro registra mais de 460 óbitos por coronavírus e já é o 3º pior mês da pandemia
Tempo
Terça-feira de tempo claro, calor e pancadas de chuva à tarde
Campo Grande
Casa de Evento na MS-080 reuniu cerca de 15 mil pessoas no sábado no Show de dupla sertaneja
Fronteira
"Gringo Gonzales", considerado um dos mais temidos do mundo do crime, foi preso em PJC.
Fronteira
Pistoleiro que executou policial paraguaio foi preso e transferido para Assunção.
Campo Grande
Festa com aglomeracão é flagrada e organizadores vão parar na polícia.
Oxigênio
Caminhões com carga de oxigênio chegam a Manaus
Covid 19 em MS
Número de casos de Covid-19 continua alto na maioria das cidades do Estado
Vacina
Fiocruz negocia mais 15 milhões de doses de vacina da AstraZeneca