Menu
Busca Qui, 23 de setembro de 2021
(67) 9.9928-2002
Vaticano

Vaticano diz que saúde do papa Bento XVI não é “motivo de preocupação”

A Santa Igreja se pronunciou após reportagem indicar que a saúde do papa emérito esta “extremamente frágil”

03 agosto 2020 - 09h02Por Plantão de notícias

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O Vaticano, ao responder uma reportagem de jornal alemão de que o papa emérito Bento 16 estaria gravemente doente, afirmou na segunda-feira que a condição “não é particularmente preocupante” e que ele que está superando uma doença dolorosa, mas não grave.

O esclarecimento veio horas depois de o biógrafo de Bento, Peter Seewald, ter despertado alarme ao dizer ao Passauer Neue Presse que ele havia achado o papa emérito de 93 anos excepcionalmente frágil quando o visitou no sábado.

PUBLICIDADE

Seewald disse que Bento, que está com problemas de saúde há algum tempo, agora sofre de herpes zóster, uma infecção viral que causa erupções dolorosas e é comum entre idosos.

“As condições de saúde do papa emérito não são particularmente preocupantes, tirando o fato de ser um homem de 93 anos que está superando a fase mais aguda de uma doença dolorosa, mas não grave”, afirmou o comunicado.

PUBLICIDADE

Seewald declarou que a voz de Bento é quase inaudível —repetindo algo que outros visitantes disseram há meses— e que o papa emérito disse a ele que poderia voltar a escrever se recuperasse suas forças.

Em junho, Bento, que vive em um antigo convento nos jardins do Vaticano, deixou a Itália pela primeira vez desde sua renúncia em 2013 para uma visita de despedida a seu irmão mais velho, Georg, na Baviera. Georg Ratzinger morreu em 1 de julho, aos 96 anos. Os dois irmãos foram ordenados sacerdotes no mesmo dia em 1951.

Reportagem adicional de Thomas Seythal

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fogo
Combate aos incêndios no Pantanal mobiliza 510 homens e seis aeronaves: incidência de focos é menor em três anos críticos
Eleição 2022
Senado aprovou novo Código Eleitoral e vai à sanção presidencial.
Economia
Dólar fecha acima de R$ 5,30 após anúncio do Banco Central americano
CPI da Covid
CPI: diretor da Prevent Senior é acusado de mentir e passa à condição de investigado
Brasíl
Sem coligações, CCJ do Senado aprova PEC da reforma eleitoral
Polícia Federal
A Operação Apate cumpre mandados em São José dos Campos
Brasilia
CPI da Covid-19; início da sessão com "rasgação de seda" entre senadores da oposição tentando reverter a impressão negativa da briga causada por senadora e ministro
Brasília
Briga na CPI: presidente da CPi fala que Bolsonaro causa vergonha, senador Marcos Rogério rebate dizendo que a CPI da Covid que faz vergonha a muito tempo.
Tempo e temperatura
Primavera começa com tempo claro e ensolarado em Mato Grosso do Sul
Brasília
CPI termina com sessão em briga, agressão verbal entre senadores e Ministro da CGU.