Menu
Busca Qui, 23 de maio de 2019
(67) 9.9928-2002
CAPITAL

Cágados invadem pista na Ernesto Geisel e causam riscos de acidentes

Via passa por revitalização e animais estão indo para a avenida

17 maio 2019 - 10h15

Graciosos, lentos e vivem por muitos anos. Assim são retratadas as tartarugas, jabutis e cágados répteis típicos da fauna brasileira que aqui em Campo Grande estão sendo expostas a riscos e propiciando acidentes de trânsito, principalmente na região do Guanandi-Aero Rancho, nas proximidades do Parque Ayrton Senna, na região urbana do Anhanduizinho. 

O morador da região, Carlos Alberto, explicou que é normal ver os cágados margeando o córrego no gramado fazendo a desova, mas agora há muitos cágados indo para a rua. “Normalmente nós resgatamos pelo menos cinco jabutis por dia no meio da pista só aqui na nossa região, mas não é só nós que resgatamos tem muitos comerciantes e até motoristas que estão passando pela avenida param para poder resgatar. Está faltando uma proteção para que os animais não vão para avenida e falta bom senso”, explica o morador. 

A prefeitura de Campo Grande está fazendo obras de revitalização na Avenida Ernesto Geisel, próximo onde está acontecendo à migração de jabutis, e está atendendo todos os requisitos ambientais e até resgatando os animais que estão no trajeto da obra. Todo perímetro da obra tem telas atendendo todas as orientações ambientais para ter o menor impacto possível na flora e fauna.  

De acordo com o biólogo Artur Fernandes, existe a  possibilidade de os animais estarem em período de desova, fato este que faz os jabutis percorrerem maiores distâncias descendo o córrego e, nesse local onde não há proteção, faz com que os animais acabem atravessando a rua e possivelmente causando acidentes. 

Entenda a diferença entre Tartaruga, cágado e jabuti.

Todos são membros da ordem Testudinata, mas conhecida como quelônios. Os répteis dotados de carapaça.Embora pertençam à mesma ordem, e sejam muito parecidos, estes quelônios possuem várias diferenças entre si. Os jabutis são os quelônios terrestres.  

Os cágados são os quelônios considerados semiaquáticos. Aqueles que realizam parte de suas atividades dentro da água e parte de suas atividades fora da água. 

 
Correio do Estado.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Aéreas criticam volta de bagagem gratuita; Idec diz que decisão do Congresso é positiva para o consumidor
Proposta que prevê gratuidade para bagagem de até 23 kg em voos domésticos ainda depende de sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro.
INTERIOR
Nova Estação de Tratamento de Esgoto em Dourados deve entrar em pré-operação em junho
AMIZADE FORTE
Para celebrar 30 anos de amizade, idosas fazem tatuagem de ‘copo de cerveja’
FAMOSOS!
Padre Fábio de Melo sofre mal súbito, é levado às pressas para hospital e momento é exposto em vídeo
EXPLORAÇÃO INFANTIL
Crianças em desfile para serem adotadas: o que pode acontecer com elas?
PM tentou atrapalhar investigações sobre o assassinato de Marielle, aponta relatório da PF
INTERIOR
Caçamba que saiu de São Paulo e seguia para Vicentina pega fogo na MS-395 e chamas se espalham pela vegetação
INTERIOR
Casal é investigado por golpes contra idosos que somam mais de R$ 500 mil em Itaquiraí
SAÚDE
Em apenas cinco meses de 2019, dengue já matou em MS quatro vezes mais do que em todo 2018
CAPITAL
Polícia faz nova busca em local onde motorista de aplicativo foi morto: 'Foi um crime passional, agressivo e cruel'