Menu
Busca Sb, 17 de agosto de 2019
(67) 9.9928-2002
CAPITAL

Cágados invadem pista na Ernesto Geisel e causam riscos de acidentes

Via passa por revitalização e animais estão indo para a avenida

17 maio 2019 - 10h15

Graciosos, lentos e vivem por muitos anos. Assim são retratadas as tartarugas, jabutis e cágados répteis típicos da fauna brasileira que aqui em Campo Grande estão sendo expostas a riscos e propiciando acidentes de trânsito, principalmente na região do Guanandi-Aero Rancho, nas proximidades do Parque Ayrton Senna, na região urbana do Anhanduizinho. 

O morador da região, Carlos Alberto, explicou que é normal ver os cágados margeando o córrego no gramado fazendo a desova, mas agora há muitos cágados indo para a rua. “Normalmente nós resgatamos pelo menos cinco jabutis por dia no meio da pista só aqui na nossa região, mas não é só nós que resgatamos tem muitos comerciantes e até motoristas que estão passando pela avenida param para poder resgatar. Está faltando uma proteção para que os animais não vão para avenida e falta bom senso”, explica o morador. 

A prefeitura de Campo Grande está fazendo obras de revitalização na Avenida Ernesto Geisel, próximo onde está acontecendo à migração de jabutis, e está atendendo todos os requisitos ambientais e até resgatando os animais que estão no trajeto da obra. Todo perímetro da obra tem telas atendendo todas as orientações ambientais para ter o menor impacto possível na flora e fauna.  

De acordo com o biólogo Artur Fernandes, existe a  possibilidade de os animais estarem em período de desova, fato este que faz os jabutis percorrerem maiores distâncias descendo o córrego e, nesse local onde não há proteção, faz com que os animais acabem atravessando a rua e possivelmente causando acidentes. 

Entenda a diferença entre Tartaruga, cágado e jabuti.

Todos são membros da ordem Testudinata, mas conhecida como quelônios. Os répteis dotados de carapaça.Embora pertençam à mesma ordem, e sejam muito parecidos, estes quelônios possuem várias diferenças entre si. Os jabutis são os quelônios terrestres.  

Os cágados são os quelônios considerados semiaquáticos. Aqueles que realizam parte de suas atividades dentro da água e parte de suas atividades fora da água. 

 
Correio do Estado.
 
Defesa do Consumidor

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil e seus Bolsonaros
Militares farão meio expediente para economizar porque o Brasil do Bolsonaro não tem dinheiro.
Black Friday está próximo
Governo lança a Semana do Brasil, a 'Black Friday da Independência'
Famosos/Política
Lula sobre o Véio do Havan: “parece o Louro José. Qualquer dia a Ana Maria coloca ele em cima da mesa”
Eleições 2020
André quer ser prefeito, é cara de pau, dinheiro, partido e conhece seus cupinchas.
Escândalo com recursos públicos
Coringa, Bilú, ET, Governador e deputados serão homenageados pela camarilha
Gestão bolsonarista
Após sete meses, Damares Alves não investiu nada na Casa da Mulher Brasileira
Política - eleição 2020
Não adianta os adversários quererem acabar com o Progressistas porque ele vai lançar bons candidatos majoritários,vereadores e vereadoras
Justiça
PGR pede acesso a inquérito sobre investigação do caso Marielle
Economia
Situação piora e Anatel avalia até uma intervenção na Oi
Assassinato
A fronteira é dominada pelos criminosos