Menu
Busca Qua, 03 de março de 2021
(67) 9.9928-2002
Patrimônio Histórico

"Conhecer para preservar": livro sobre o Hotel Gaspar é lançado nesta sexta

12 abril 2018 - 17h45Por Redação Notícias VIP
O primeiro estabelecimento do ramo hoteleiro de Campo Grande foi construído em 1954 ao lado da linha férrea da Noroeste do Brasil. Bem localizado, o Hotel Gaspar tem sua estrutura original preservada pela família até os dias de hoje e terá sua história contada em um livro.

Para levar a história aos campo-grandenses, as autoras Elaine Cristina Paganotti Rezende e Maria Augusta de Castilho lançam nesta sexta-feira, às 19h, o livro "Hotel Gaspar: Identidade e Memória no Contexto do Desenvolvimento Local".

"Não se ama aquilo que não se conhece, então nós campo-grandenses temos que conhecer nosso patrimônio para que possamos preservá-lo", resume Elaine.

A noite de autógrafos será realizada no próprio hotel. A obra discorre sobre a visão histórica e cultural do estabelecimento.

"Não tem como falar da história de Campo Grande sem falar do Hotel Gaspar, pois ele acompanhou diversas etapas de seu crescimento e desenvolvimento", afirma a professora Maria Augusta.

O livro foi desenvolvido a partir da dissertação de Elaine, que teve Maria Augusta como orientadora. Elas não quiseram restringir o conhecimento acumulado ao ambiente acadêmico, por isso transformaram a pesquisa em livro, com investimento do FIC (Fundo de Investimentos Culturais) através da SECC - Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania do Governo do Estado.

"O livro é uma forma de compartilhar o conhecimento com a sociedade, está numa linguagem bem acessível para cumprir essa função social", conta Elaine. "As pessoas que forem ao lançamento vão reviver um pouca da história, pois visitar o Hotel Gaspar é como visitar o passado", finaliza a autora.

Sobre as autoras: Elaine Cristina Paganotti é formada em Administração, mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). Maria Augusta de Castilho fez Pós-Doutorado em Linguística, Doutorado em História Social na USP (Universidade de São Paulo) e Mestrado e Graduação em História pela USC (Universidade do Sagrado Coração). É professora do Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Local e do curso de História da UCDB.

Serviço

Lançamento: ?Hotel Gaspar: Identidade e Memória no Contexto do Desenvolvimento Local?
Data: 13 de abril
Horário: 19h
Local: Hotel Gaspar - Avenida Mato Grosso, 02 ? Centro
Autoras: Elaine Cristina Paganotti Rezende e Maria Augusta de Castilho
Editora: Life

Com informações do Midiamax

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tempo e temperatura
Restante da semana terá aumento de nebulosidade e mudanças no tempo
Pandemia
Brasil registra 1.726 mortes pela COVID em 24 horas e volta a bater recorde
País enfrenta o pico da crise causada pelo novo coronavírus, com colapso na saúde em vários estados
Congresso Nacional Brasileiro
Covid-19: Câmara e Senado aprovam projeto para compra de vacinas por estados
Judiciário
Ministro do STJ anuncia aposentadoria durante sessão
Brasíl
STF rejeita denúncia contra parlamentares do PP
Interior
Em breve, população de Amambai poderá contar com a universalização da coleta e o tratamento do esgoto
Novo Coronavirus
Com mais 20 mortes, MS já perdeu 3.350 para a Covid-19
MS
Agepan publica Portaria que institui Termo de Ajustamento de Conduta no transporte rodoviário
Covid 19
MS tem mais de 183 mil casos confirmados e 3,3 mil mortes
Reação contra deputados
"A covardia dos deputados estaduais é bizarra, multar quem tomar ou aplicar a vacina? A vida e saúde é direito constitucional e dever do estado", disse Alcides Bernal (PP).