Menu
Busca Sáb, 31 de julho de 2021
(67) 9.9928-2002
CAPITAL

Menino de 5 anos é 1º caso de leishmaniose em 2019

24 janeiro 2019 - 10h00

Um menino de 5 anos, morador no Parque do Sol, é o primeiro caso de leishmaniose, este ano, em Campo Grande. O garoto começou a passar mal no fim de dezembro, mas o diagnóstico foi dado no Hospital Universitário este mês. Este é o segundo caso notificado no Estado.

A auxiliar de cozinha Bárbara Stefany Marcelino Bernardo, 21 anos, conta que o filho, Pablo Henrique Marcelino, começou a ter febre muito alta no dia 31 de dezembro. Ela o levou para a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Parque do Sol, onde o garoto recebeu analgésico. Na unidade, foi encaminhado pedido de exame de ultrassom, que seria agendado pela Central de Regulação.

“Só que ele continuou com febre”, lembra Bárbara. No dia 4 de janeiro, ela o levou para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Coronel Antonino. Pablo recebeu analgésico e o médico pediu exame de sangue e, no dia seguinte, o diagnóstico era de suspeita de leishmaniose. O garoto foi internado na Santa Casa.

No hospital, os exames apontaram aumento no baço e no fígado, característicos da doença. Os médicos iniciaram tratamento preventivo de leishmaniose, sendo confirmado no dia seguinte. Pablo foi, então, transferido para Hospital Universitário, para tratamento específico com pediatra infectologista. O menino recebeu bolsa de sangue em decorrência do quadro de anemia e da perda de peso.

“Ele começou a melhorar, a febre diminuiu, até ficou menos tempo no hospital”, diz Bárbara. O menino teria que ficar internado por 21 dias, mas foi liberado no dia 17 de janeiro. Daqui a 30 dias retornará para acompanhando do quadro clínico.

Segundo assessoria do Hospital Universitário, as secretarias municipal e estadual de Saúde são notificadas automaticamente pelo sistema de regulação, que faz a distribuição dos pacientes.

Com informações do Campo Grande News

 

news

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mato Grosso do Sul
Inscrições prorrogadas para a segunda edição do Prêmio Inova
Oportunidade
Estão abertas as inscrições para curso de idiomas na UEMS
Brasília
PP não vai aceitar filiação de Bolsonaro
Dourados
Agesul retira mais de 800 toneladas de lixo das margens da MS-156 em Dourados
Interior
SubsRacial leva Campanha Julho das Pretas a Rochedo, com temas de saúde e educação
Mato Grosso do Sul
Temperaturas voltam a subir e ar seco segue predominando nesta quarta-feira
Mato Grosso do Sul
Governo investe R$ 5,8 milhões na pavimentação da MS-455, criando novo acesso a Capão Seco
Interior
Corpo de Bombeiros monitora incêndios com imagens de satélite e amplia fiscalização em áreas de focos
Campo Grande
Até quando a massa de ar frio polar vai atuar em Mato Grosso do Sul?
Esportes
Hoje é Dia: nota 10 de Comaneci e Dia do Futebol marcam semana