Menu
Busca Sáb, 24 de julho de 2021
(67) 9.9928-2002
RELIGIÃO

7 coisas que você não sabia sobre os 12 Apóstolos de Jesus

11 fevereiro 2019 - 09h40

Na Bíblia, Jesus Cristo escolhe 12 homens e os nomeia como seus apóstolos, com a missão de espalhar o seu evangelho. A igreja cristã nos seus primórdios deve sua ascensão ao trabalho missionário. Porém, nem todos eles tiveram grande protagonismo dentro das passagens bíblicas, suas evidências em grande parte aparecem somente no Novo Testamento.

Os 12 apóstolos escolhidos por Jesus foram pessoas comuns, homens de distintas profissões, e como qualquer outro ser humano, tinham falhas e fraquezas. Porém, esses homens foram instruídos e capacitados pessoalmente por Jesus, de uma forma sobrenatural para realizar a primordial missão do reino de Deus, que é pregar o Evangelho, e assim o fizeram.

Hoje vamos compartilhar algumas curiosidades a respeito desses 12 homens que tiveram papel fundamental na história de Jesus.

 

1 - Apóstolos ou discípulos?

Na bíblia, inicialmente, os 12 homens foram nomeados de discípulos e em outras ocasiões, eles são referenciados como os 12 apóstolos. Isso porque a palavra discípulo vem do grego mathetes e significa "seguidor" ou "aprendiz", remetendo ao período em que os homens estavam sendo treinados por Jesus para sua futura missão. Enquanto que a palavras apóstolo também vem do grego apostolos, derivada do verbo apostellein, que significa "enviar" ou "remeter". Então, passa-se a entender que apóstolo significa "enviado" ou "mensageiro", o que explica a sua função na missão que foram designados.

Após sua ressurreição, Jesus então enviou os 12 discípulos ao mundo com a missão de pregar o Evangelho. Por isso, eles então foram designados como apóstolos.

 

2 - Quem eram eles?

Muitas pessoas sabem que foram 12 homens os discípulos de Jesus, mas não necessariamente sabem quem foram eles. Na bíblia, é possível encontrar essa resposta nos livros de Mateus, Marcos e Lucas. Foram eles, Simão, André (que era irmão de Pedro), Tiago (que era filho de Zebedeu), João (irmão de Tiago), Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão e Judas Iscariotes.

 

3 - Variação dos nomes

Analisando os três textos em que são citados, é possível encontrar variações dos nomes listados dos 12 discípulos na Bíblia. Simão, por exemplo, também é chamado de Pedro, Bartolomeu, em outras ocasiões, é nomeado como Natanael, Tadeu, por vezes, é chamado por Judas, ou Judas Tadeu, Mateus pode ser chamado de Levi e Tomé que também recebe o nome de Dídimo.

 

4 - Havia mais do que 12 discípulos

Na Bíblia, também é relatado que Jesus tinha outros discípulos, no entanto, os 12 apóstolos foram nomeados de forma especial por serem mais próximos de Jesus. E também foram escolhidos para liderar a missão deixada por Cristo.

 

5 - Exclusão de Judas Iscariotes

Após Judas Iscariotes trair Jesus, era necessário que alguém ocupasse o seu lugar junto aos outros 11. Eles então se reuniram, oraram a Deus para escolher o novo apóstolo para o grupo, o escolhido por eles foi Matias. A reunião de escolha é relatada no livro de Lucas no primeiro capítulo de Atos dos Apóstolos.

 

6 - Substituição de Judas

Para alguns intérpretes da Bíblia, o apóstolo Paulo foi quem realmente substituiu Judas Iscariotes, e não Matias, que ele teria sido o escolhido de Deus para fazer parte do grupo, o que invalidaria a escolha do apóstolo Matias. Porém, não existe na Bíblia alguma referência que sustente essa informação. Apenas a confirmação do apostolado de Paulo, não invalida a escolha por Matias.

 

7 - Mártires

Entre os 12 apóstolos de Jesus, somente dois deles não morreram como mártires. Judas Iscariotes, o traidor de Jesus, que acabou cometendo por suicido ao se enformar em uma árvore, e João, que depois de ser exilado na ilha de Patmos, ganhou sua liberdade de volta e morreu de morte natural. Todos os outros tiveram sua morte decretada.

 

*Com informações, Fatos Desconhecidos.

vacina sim

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dourados
Agesul retira mais de 800 toneladas de lixo das margens da MS-156 em Dourados
Interior
SubsRacial leva Campanha Julho das Pretas a Rochedo, com temas de saúde e educação
Mato Grosso do Sul
Temperaturas voltam a subir e ar seco segue predominando nesta quarta-feira
Mato Grosso do Sul
Governo investe R$ 5,8 milhões na pavimentação da MS-455, criando novo acesso a Capão Seco
Interior
Corpo de Bombeiros monitora incêndios com imagens de satélite e amplia fiscalização em áreas de focos
Campo Grande
Até quando a massa de ar frio polar vai atuar em Mato Grosso do Sul?
Esportes
Hoje é Dia: nota 10 de Comaneci e Dia do Futebol marcam semana
Saúde
Covid-19: Brasil soma 541,2 mil mortes e vai a 19,3 milhões de casos
Violência
Em vídeo exclusivo, DJ Ivis pede perdão a Pamella e a todas mulheres
Tempo
Ela vem: frente fria vai derrubar temperaturas para menos de 3ºC e causar geada em MS, diz previsão