Menu
Busca Ter, 14 de julho de 2020
(67) 9.9928-2002
Cultura

Abertura marca Dia Internacional de Museus, comemorado hoje

18 maio 2020 - 12h00Por Renicio Cultier
A pandemia  causada pelo novo coronavírus e as regras de isolamento social levaram os museus brasileiros a preparar uma programação virtual, com exposições e atrações pela internet, para marcar o Dia Internacional de Museus, comemorado nesta segunda-feira (18). A data coincide com o início da 18ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo International Council of Museums (Icom).

Esse é o caso, por exemplo, do Museu Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, que prepara a exposição virtual e gratuita Native Brazilian Music: 80 anos, que conta como se deu a gravação do LP Native Brazilian Music em 1940, com a apresentação de músicas de Cartola, Pixinguinha e Donga ao maestro britânico Leopold Anthony Stokowsk, fundador da Orquestra Sinfônica Americana e da Hollywood Bowl Symphony Orchestra. O encontro foi promovido pelo maestro Heitor Villa-Lobos.

De acordo com o Mapa dos Museus, existem mais de 3,8 mil museus no Brasil, públicos e privados, comunitários e mantidos por pessoas físicas. O Instituto Brasileiro de Museus mantém na internet plataforma que permite localizar museus em todo o país.

São Paulo

A Casa Mário de Andrade, Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida, que formam a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, promovem diversas atividades online e gratuitas para a 18ª Semana Nacional de Museus, de até o dia 24 de maio.

Promovida pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a semana busca fortalecer a troca de vivências entre os museus brasileiros, além de expandir os potenciais e referências culturais desses espaços.

Este ano, o tema é Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão. As inscrições e lembretes devem ser ativados pelo +Cultura, hotsite da Organização Social de Cultura Poiesis, com atenção ao prazo de cadastro dos eventos. Para participar das lives via redes sociais não é preciso se inscrever.

O Núcleo Educativo da Rede de Museus-Casas Literários organiza uma série de visitas virtuais, com início em 20 de maio, a partir das 16h30, pela Casa das Rosas. Alexandra Rocha, supervisora do núcleo educativo da Rede, bacharel em Artes Plásticas pela ECA-USP, arte-educadora e coordenadora artístico-pedagógica há mais de 20 anos em espaços culturais, mediará a live Arquiteturas da memória, pelo Facebook do museu.

Patrimônio como símbolo da memória individual e coletiva, além da relação entre arquitetura e memória, será uma das abordagens. A mostra Casa das Rosas: Arquiteturas da memória, que esteve em cartaz no museu de setembro de 2018 a março de 2019, também será a base da visita online e, consequentemente, uma segunda chance para o público que não conseguiu conferir a mostra na época.

No dia 21 de maio, das 16h30 às 17h, é a vez do Núcleo Educativo da Casa Mário de Andrade apresentar a visita online Educação formal e educação não-formal, também veiculada pela fanpage do museu. A fim de traçar paralelos e conexões, o debate se voltará para os desafios de alinhar o encontro entre essas duas vertentes de ensino. A mediação será de Arthur Major, educador do museu, formado em História, pela Universidade de São Paulo (USP), também professor de cursinhos populares desde 2012 e com experiência educativa em exposições temporárias.

Em 22 de maio, a partir das 16h30, a Casa Guilherme de Almeida realiza a visita virtual Guilherme de Almeida e os modernismos, via fanpage. Maryangela Barbieri e Rafael Veloso, educadores do museu, formados em História, pela Unesp, e em Letras, pela USP, respectivamente, vão mediar a atividade para mostrar a atuação do escritor e crítico Guilherme de Almeida na Semana de Arte Moderna em 1922, quando declamou alguns poemas próprios. A partir da leitura desses poemas e do contato virtual com o acervo do museu, serão destacados aspectos modernistas da multifacetada coleção reunida pelo poeta.     

Além das visitas virtuais, palestra e recital completam a programação voltada à 18ª Semana Nacional de Museus.

Casa Mário de Andrade traz a palestra Produção de conteúdos culturais na era digital, no dia 23 de maio, a partir das 16h30. A inscrição fica aberta até 22 de maio ou até o preenchimento das vagas pelo  link. A museóloga Juliana Monteiro irá ministrar a atividade aos interessados em geral, como também aos profissionais que atuam em arquivos, museus, bibliotecas e centros de memória. O objetivo é fazer com que o público reflita a respeito das inovações da era digital, desde a maneira de circulação e acesso de informações relacionadas aos acervos e coleções, até as potencialidades e limitações desse formato.

No mesmo dia 23, às 15h, a Casa das Rosas realiza o Expresso Poesia: stand-up poético, que dessa vez conta com o poeta e professor Jefferson Santana. Durante 30 minutos o convidado apresenta poemas autorais e de escritores que influenciaram a sua própria produção literária. Essa ação do museu convida poetas de diversas gerações. A apresentação será pelo Facebook do local. Santana escreve poesia desde os 13 anos de idade, frequenta os saraus de São Paulo há dez anos e integra o coletivo Poetas Ambulantes. Já publicou os livros Cantos e desencantos de um guerreiro (2011); Pétalas e Pedradas (2014); (des)caminhos (2017); e Sinto Muito (2018).

Serviço:

Rede de Museus-Casas Literários na 18 ª Semana Nacional de Museus

Casa Mário de Andrade
Visita virtual
Educação formal e Educação não-formal
Com Arthur Major
Quinta-feira, 21 de maio, das 16h30 às 17h
Formato: transmissão ao vivo no Facebook
Não é necessária inscrição

Palestra
Produção de conteúdos culturais na era digital
Com Juliana Monteiro
Sábado, 23 de maio, das 16h30 às 18h
Inscrição aberta até 22/05 ou até o preenchimento das 40 vagas.
A atividade será desenvolvida na plataforma Google Hangouts Meet.

Casa das Rosas
Visita virtual
Arquiteturas da memória
Com Alexandra Rocha
Quarta-feira, 20 de maio, das 16h30 às 17h
Formato: transmissão ao vivo no Facebook
Não é necessária inscrição

Recital
Expresso Poesia: o stand-up poético da Casa das Rosas
Com Jefferson Santana
Sábado, 23 de maio, às 15h
Plataforma: Facebook
Não é necessária inscrição

Casa Guilherme de Almeida
Visita virtual
Guilherme de Almeida e os Modernismos
Com Maryangela Barbieri e Rafael Veloso
Sexta-feira, 22 de maio, das 16h30 às 17h
Formato: transmissão ao vivo no Facebook
Não é necessária inscrição

Edição: Graça Adjuto e Fernando Fraga

Agência Brasil EBC

RACISMO NÃO!

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasíl
Justiça determina quebra de sigilo bancário da Backer
Política
Governo vai enviar PL com penas mais rígidas para violência sexual
Saúde
Covid-19: Brasil chega a 72,8 mil óbitos e 1,88 milhão de casos
Brasília
Defesa aciona PGR contra Gilmar Mendes por ministro ter associado Exército a genocídio
Saúde
Crise do coronavírus pode ficar "pior e pior e pior", alerta OMS Reuters Staff
Brasíl e Mundo
Estudante de veterinária levou uma picada da terrível naja tinha outras cobras exóticas
Brasíl
Mulher de Queiroz se entrega e cumprirá prisão domiciliar com marido no Rio
Educação
Bolsonaro nomeia pastor Milton Ribeiro como ministro da Educação
Esporte
Natália Gaudio defende maior longevidade para atletas brasileiras
Bolsonaro e Coronavirus
Reabertura precoce transforma Brasília em epicentro da Covid-19