Menu
Busca Qui, 04 de março de 2021
(67) 9.9928-2002
Literatura

Clube do Livro é opção para manter a leitura em dia

15 janeiro 2019 - 16h30

Com um novo ano, diversas pessoas adicionaram o ato de ler mais na lista de novos hábitos, entretanto, por mais que muitos conheçam a importância e o prazer de ler, durante a dura rotina e os contratempos do dia a dia, manter um hábito de leitura tem se tornado uma grande dificuldade para a maioria das pessoas. As “barreiras” – acompanhadas do comodismo e das desculpas –, que vão de “falta de tempo”; “não conheço nenhum título novo” e até a falta de uma companhia para falar sobre e recomendar um bom livro, podem ser fatores desestimulantes para quem deseja se tornar um leitor assíduo. Um clube do livro pode ser a grande resposta para quem pretende e propôs “ler mais” em 2019.

“O Vórtice Literário começou a partir do Vórtice Fantástico, um projeto nacional encabeçado pela publicitária Raquel Moritz e a vlogueira Bruna Miranda. Eu ajudei a cuidar do projeto em Campo Grande que começou administrado na cidade pelo Samuka Rodrigues, que logo me passou a administração do grupo. Cada membro do grupo fala sobre o que leu no período entre as reuniões e assim acabamos indicando novas leituras uns aos outros. Muitos não conhecem os autores do momento ou mesmo os clássicos da literatura então a cada reunião os participantes acabam trocando essas indicações”, explica o coordenador do projeto, Daniel Rockenbach.

Diferente dos demais, o Vórtice Literário não trabalha com títulos fixos e é totalmente aberto para que todos os membros possam discutir as leituras do momento, além de sugerir livros de temas livres para as próximas reuniões. “Gente que não conhecia Tolstói ou Lourenço Mutarelli ou mesmo Isaac Asimov ou Edgar Allan Poe acaba conhecendo nas reuniões já que sempre tem alguém levando algo novo ou mesmo clássico entre suas leituras favoritas. Quem não conhecia o terror por falta de interesse ou indicação acaba dialogando com um leitor de Mary Shelley ou Clive Barker”, aponta.

Estar em um clube de leitura pode trazer novos e bons hábitos inclusive para quem já tem a leitura como hobby – “sair da zona de conforto literária” é um deles –, já que com o tempo costumamos ler “mais do mesmo” quando se refere aos gêneros literários, e pessoas diferentes significam gostos diferentes.

“Tem participantes que chegam falando em Saramago e Bukowski e depois de algumas reuniões saem lendo quadrinhos do Crepax ou Arthur C. Clarke. O grande barato do grupo de leitura é a troca e esse é o nosso principal objetivo, trocar leituras, estimular novas descobertas, novos autores, clássicos ou contemporâneos”, relata Daniel.

Diversos são os benefícios que o hábito da leitura traz para a sua mente e o seu corpo, entre eles o estímulo da criatividade, já que quando lemos um romance, por exemplo, devido à capacidade de imaginar o cenário em que a ação se desenvolve, além da imagem física dos personagens, leva a criar um outro mundo dentro de nossas cabeças.

“Ano passado o Vórtice Fantástico encerrou as atividades nacionais e cada administrador ficou livre para conduzir o grupo em cada cidade. Nosso grupo já havia migrado da ficção científica, fantasia e terror para as leituras livres e nós tínhamos um problema com novos membros que sempre achavam que o nome ‘Fantástico’ restringia as leituras do grupo para literatura fantástica então decidimos alterar.

 

 


Informações O Estado 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Interior
Operação Cidade Segura em Aquidauana e Miranda flagra 45 motoristas embriagados
Campo Grande
Morre o coronel Adib Massad, o comandante que honrou a farda da Polícia Militar
Brasil
Brasil tem maior número de mortes por covid-19 em um dia: 1.910 óbitos
Alerta
Está confirmado primeiro caso da variante de Manaus no MS
Brasíl
Pesquisadores da UnB desenvolvem máscara que inativa coronavírus
Presente no equipamento, nanofilme de quitosana consegue barrar vírus
Mato Grosso do Sul
Com mais 24 óbitos, MS contabiliza 3.374 mortes por Coronavírus
Mato Grosso do Sul
Governador autoriza concurso público com 250 vagas para Polícia Civil
Campo Grande
Procon Estadual autua posto de combustível que reajustou preços três vezes em um dia
Interior
Com novo projeto de esgotamento sanitário, Iguatemi terá 60% de cobertura
Campo Grande
Moradores do Vilas Boas reclamam da falta de limpeza urbana