Menu
Busca Seg, 01 de março de 2021
(67) 9.9928-2002
HOJE NA HISTÓRIA

Descansar em paz Aluísio de Azevedo! Caricaturista, jornalista, romancista e diplomata

21 janeiro 2019 - 08h40

No dia 21 de janeiro de 1913 morria, em Buenos Aires, Aluísio Tancredo Belo Gonçalves de Azevedo, um romancista, cronista, caricaturista, diplomata e jornalista brasileiro. Nascido no dia 14 de abril de 1857, em São Luís, no Maranhão, ele se mudou para o Rio de Janeiro em 1876 para estudar na Academia Imperial de Belas-Artes. Com a morte do seu pai, em 1879, ele retornou ao Maranhão para ajudar financeiramente a família e também começou a se dedicar à literatura. Seu primeiro livro foi “Uma Lágrima de Mulher”.

Em 1881, quando a questão abolicionista era discutida, ele lançou o romance “O Mulato”, que causou escândalo e também mostrou que o autor era abolicionista. Com esta obra, Aluísio deu início à estética naturalista no Brasil, na qual são abordados temas como preconceitos e tabus sociais.

Outros romances que seguem a mesma linha são "Casa de pensão" (1884) e "O cortiço" (1890). Ele também usa em suas obras traços do naturalismo, ou seja, a influência do meio social, a hereditariedade na formação dos indivíduos, e o fatalismo. Além de escrever, Aluísio também teve uma carreira diplomática, iniciada em 1895, e que o levou a países como Espanha, Inglaterra, Itália, Japão, Paraguai e Argentina. Em 1910, mudou-se para Buenos Aires onde morreu no dia 21 de janeiro de 1913, quando já estava na cidade havia três anos. Com informações History Chanel.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campo Grande
Prefeitura vai pagar a folha somente no dia 5, mas o Governador afirmou que os servidores estaduais receberão amanhã (02)
Brasíl
Mês de março tem Dia da Mulher, início do outono e Dia da Água
Brasíl
Sem acordo, Lira cria comissão especial para discutir PEC da imunidade
Leão
Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda começa hoje
Campo Grande
A sujeira virou tradição em Campo Grande
Oportunidade
Evento on-line da Sedhast para os 79 municípios de MS começa nesta segunda-feira
Campo Grande
Prefeitura gasta muito recurso público, mas não consegue resolver problemas de semaforizacão, causando riscos e prejuízo à população.
Geral
Temporada de pesca começa com cota de 2020 valendo: um exemplar e cinco piranhas
Tempo
Março terá acumulados de chuva e calor acima da média em Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Presidente do TJ recebe visita do Cônsul da República do Líbano