Menu
Busca Sáb, 25 de setembro de 2021
(67) 9.9928-2002
Agricultura

Com 60% comercializada, safra de soja está em pleno desenvolvimento em MS

28 janeiro 2021 - 09h00Por AB/EBC/PMS

A safra de soja está em pleno desenvolvimento em Mato Grosso do Sul, com crescimento influenciado pelas chuvas e ainda sem início da colheita. Os dados do projeto SIGA/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), coordenado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), mostram que 93% das lavouras do Estado são consideradas boas, 6% regular e apenas 1% está em condição ruim.

A Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de MS) alerta os produtores para o período de atenção ao excesso de umidade no solo, que pode favorecer o aparecimento de pragas. As últimas semanas foram de muita chuva e são as precipitações dos próximos dias que vão definir o potencial produtivo da safra 2020/2021.

Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck destaca que apesar de a colheita ainda não ter começado, é grande a demanda pela soja, tanto no mercado interno quanto externo. Essa busca pelo produto tem refletido no preço, bem acima dos patamares anteriores e na comercialização da safra antecipadamente, que já passa dos 60%, com preço médio de R$ 154,41.

“Além das exportações também temos bastante demanda interna para a soja, com novas indústrias em pleno funcionamento. Vamos continuar crescendo na produção agrícola, com avanço nas políticas públicas e crescimento substancial de produtividade e área, alinhado com a política industrial que tem trazido novas empresas que processam a soja internamente e a questão logística para exportação, como tem feito com os portos em Porto Murtinho”, destaca.

A área plantada com soja em Mato Grosso do Sul teve aumento estimado em 7,55%, passando de 3,389 milhões para 3,645 milhões de hectares. Com a expectativa de se colher 53 sacas por hectare, o volume esperado é de 11,591 milhões de toneladas, representando aumento de 2,35% em relação à safra 2019/2020 que foi de 11,325 milhões de toneladas.

Veja na íntegra o Boletim SIGA/MS nº 392.

Priscilla Peres, Semagro

Foto: Arquivo/Aprosoja

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campo Grande
Croquete de mandioca com carne: petisco saboroso e prático
Politicos
Vai vendo Brasil!
Religiosos
Padre é preso por desviar dinheiro da igreja para orgias gays e drogas
Brasil e Mundo
Covid-19: Brasil registra 19,4 mil casos e 699 mortes em 24h
Justiça
STF decide se os estados devem pagar hospitais pela tabela SUS
Geral
Anatel aprova leilão da exploração do acesso móvel na tecnologia 5G
Inclusão
Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência
Campo Grande
Preso em ação contra corrupção em MS era o 'braço direito' do ex-prefeito e 'quem assinava os cheques', diz polícia
Operação Policial
Polícia Federal faz operação para combater fraude no INSS do Amazonas
Campo Grande
Ameaça de delação de Gilmar Olarte causa 'espanto', afirma procurador-chefe do MP