Menu
Busca Sex, 26 de fevereiro de 2021
(67) 9.9928-2002
HOJE NA HISTÓRIA

Aniversário de Jorge Mautner, músico brasileiro

17 janeiro 2019 - 12h00

No dia 17 de janeiro de 1941 nascia, no Rio de Janeiro, Henrique George Mautner, conhecido como Jorge Mautner, cantor, compositor e escritor brasileiro. Ele é filho de refugiados de pais que deixaram a Europa por conta da Segunda Guerra Mundial. Jorge Mautner nasceu um mês depois que os seus pais desembarcaram em solo brasileiro. Sua mãe, Anna Illichi, é de origem iugoslava e católica, e seu pai, Paul Mautner, judeu austríaco. Seus pais se separaram em 1948 e sua mãe casou com o violinista Henri Müller, que ensinou Jorge a tocar violino. Também com talento para a literatura, ele escreveu seu primeiro livro com 15 anos, “Deus da chuva e da morte”.

Em 1962, entrou para o Partido Comunista Brasileiro e foi preso com o golpe de 1964. Por conta da repressão, dois anos depois foi para os Estados Unidos, onde trabalhou na Unesco e na tradução de livros brasileiros. Em 1970, ele morou em Londres e se aproximou de Caetano Veloso e Gilberto Gil, que estavam exilados na cidade inglesa. Na sua volta ao país, Mautner começou a escrever no jornal “O Pasquim”. Neste período conhece seu parceiro musical para as próximas décadas, Nelson Jacobina. Em 1973, ele participou do “Banquete dos Mendigos”, show-manifesto no Rio de Janeiro para celebrar os 25 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. As músicas do show foram gravadas em um álbum duplo ao vivo, mas o disco teve a comercialização proibida por seis anos.

Em 1970, dirigiu o longa "O demiurgo", que também foi censurado. Como compositor, teve suas letras de música cantadas por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Science & Nação Zumbi, Gal Costa e Lulu Santos. Em 2002 lançou o CD "Eu Não Peço Desculpas", com Caetano Veloso. Em 2007, lançou o álbum “Revirão”. Hoje na História.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Caso contra Beckenbauer prescreveu, diz comitê de ética da Fifa
Doadores de sangue
Hemosul precisa com urgência de doadores de O negativo
Interior
Antônio João: Investimento em esgotamento sanitário foi de R$ 4,2 milhões
Política
Projeto do Estado que destina recursos não resgatados do Nota Premiada para habitação é aprovado na Assembleia
Tributo
Governo do Estado congela pauta fiscal da gasolina e garante economia ao consumidor
Mato Grosso do Sul
Prosseguir: MS tem 31 municípios na bandeira vermelha, incluindo a Capital
Covid 19
Em apenas 24 horas, MS registra mais de mil novos casos de coronavírus
Saúde
Ainda pouco conhecida, síndrome rara pode atingir jovens e crianças com Covid-19
Tempo e temperatura
Quarta-feira de tempo claro e máxima de 37°C no Estado
Agricultura Familiar
Semagro firma convênio com a Caixa para orientar agricultores na contratação do Pronaf