Menu
Busca Qua, 28 de julho de 2021
(67) 9.9928-2002
MUNDO DIGITAL

Google Assistente agora tem 'modo intérprete' para tradução em tempo real

IA oferecerá suporte para 27 idiomas

16 janeiro 2019 - 11h20

Um novo recurso desenvolvido para o Google Assistente vai permitir usar a Inteligência Artificial da gigante das buscas para traduzir uma conversa entre duas pessoas em tempo real. O “modo interpreter” foi anunciado durante a CES 2019 e é mais uma tentativa do Google de facilitar o dia-a-dia de quem não domina mais do que o próprio idioma.

O Google Tradutor é um serviço realmente funcional e, com o passar dos anos, se tornou extremamente preciso. Contudo, estamos falando de uma plataforma de tradução voltada para a web e que foi muito bem desenvolvida também para o uso em smartphones. Porém, quando se trata da entrada de dados via voz, o Google Tradutor ainda precisa de muito treinamento para ficar bom.

O mesmo acontece com o reconhecimento de voz pelo Assistente Inteligente da Google, quem usa o recurso no celular sabe que, muitas vezes, o software não entende o que foi dito e acaba confundindo mais do que ajudando.

Mesmo sabendo destas limitações, o Google lançou o modo intérprete para uso nos seus alto-falantes inteligentes. O funcionamento é bem simples. Ao dar o comando “Hey, Google, me ajude a falar alemão” ou  “Hey, Google, seja meu intérprete de alemão”, o Assistente passará a traduzir a conversa.

Visto que já é possível configurar até dois idiomas para uso do Google Home, por exemplo, não é necessário informar qual será a segunda língua, basta apenas falar o que se deseja e o assistente irá reconhecer o segundo idioma de forma automática. Até o momento, o modo intérprete oferecerá suporte para 27 línguas, entre elas o português.

O pessoal do The Verge testou o recurso e, como era de se esperar, a experiência ainda é precária. Além de não conseguir entender algumas palavras, o assistente precisa de muito mais tempo para processar os dados do que precisaria um intérprete profissional humano. Mais do que isso, como só existem duas pessoas se comunicando com o auxílio de uma máquina, a situação é constrangedora.

 

Assista ao vídeo abaixo e tire as suas próprias conclusões:

Em 2017, o Google anunciou os Pixel Buds, os fones de ouvido foram desenvolvidos para traduzir uma conversa em tempo real. Eu tive a chance de testá-los e confesso que, apesar da ideia ser ótima, o funcionamento ainda deixa muito a desejar. Logo, ter uma conversa traduzida pelo Assistente, neste momento, não deve realmente ser muito melhor. Porém, essa é mais uma forma da gigante das buscas treinar a sua inteligência artificial.

Por enquanto, o modo intérprete estará disponível apenas para o Google Home Hub e deve chegar para o Google Home e Home Mini nos próximos meses. Parceiros do Google que utilizam o Assistente em seus produtos, como a JBL, também deverão receber o recurso nos próximos meses. Contudo, a Google ainda não revelou se esta novidade irá ou não chegar ao Assistente nos smartphones.

E enquanto a tecnologia ainda está sendo desenvolvida, meu conselho é usar o bom e velho método: aprender novos idiomas!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte:olhardigital

violência contra a mulher

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mato Grosso do Sul
Inscrições prorrogadas para a segunda edição do Prêmio Inova
Oportunidade
Estão abertas as inscrições para curso de idiomas na UEMS
Brasília
PP não vai aceitar filiação de Bolsonaro
Dourados
Agesul retira mais de 800 toneladas de lixo das margens da MS-156 em Dourados
Interior
SubsRacial leva Campanha Julho das Pretas a Rochedo, com temas de saúde e educação
Mato Grosso do Sul
Temperaturas voltam a subir e ar seco segue predominando nesta quarta-feira
Mato Grosso do Sul
Governo investe R$ 5,8 milhões na pavimentação da MS-455, criando novo acesso a Capão Seco
Interior
Corpo de Bombeiros monitora incêndios com imagens de satélite e amplia fiscalização em áreas de focos
Campo Grande
Até quando a massa de ar frio polar vai atuar em Mato Grosso do Sul?
Esportes
Hoje é Dia: nota 10 de Comaneci e Dia do Futebol marcam semana