Menu
Busca Sáb, 31 de julho de 2021
(67) 9.9928-2002
IGUALDADE PARA TODOS!

Conheça a primeira TV brasileira com programação para surdos

A TV Ines integra o público surdo e ouvinte com programação bilingue.

03 fevereiro 2019 - 10h00

Um canal de televisão bilíngue, que conjuga Libras e Língua Portuguesa, até alguns anos atrás parecia ser algo impossível. A TV Ines tem a idade de uma criança pequena, cinco anos, mas já é uma realidade potente.

É a primeira emissora TV brasileira, na internet, com programas e projetos, originais ou licenciados, desenvolvidos por uma equipe de profissionais de televisão surdos, ouvintes, tradutores, intérpretes e profissionais do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

O canal prioriza a Língua Brasileira de Sinais e conta com legendas e locução em todo o seu rico conteúdo, o que a torna única ao integrar na mesma proposta o público surdo e ouvinte.

“É a primeira web Tv totalmente acessível. Tanto a adaptação e produção de conteúdo é feita em Língua de Sinais. A primeira língua é a Língua de Sinais. Os conteúdos são pensados a partir da ótica dessa comunidade. Então, você passa a trazer informação de esporte, entretenimento, cultura, lazer, educação, saúde para um público que antes não tinha acesso a esse tipo de informação”, comemora o tradutor e intérprete Ruan Souza Diniz.

conheça primeira tv brasileira surdoRuan é intérprete e tradutor na TV Ines

Para se ter uma ideia do ineditismo e relevância da TV Ines, no mundo inteiro, existem apenas cinco emissoras com atividade semelhante. A programação é eclética com foco na comunicação educativa: informação, cultura, entretenimento, esporte, documentários, desenhos animados, tecnologia, aulas de Libras, revistas eletrônicas, filmes com legendas descritivas e um talk show em Língua Brasileira de Sinais.

“A gente precisa participar de todos os processos de produção. Desde a idealização de um programa, com um roteiro adaptado para a realidade cultural da comunidade surda. Às vezes, tem um conteúdo bem legal, mas é pensado com a cabeça de um ouvinte. Temos que pensar com a cabeça de surdo e adaptar esse conteúdo.Porque quando a gente fala em tradução nunca pode pensar apenas na questão linguística. A gente precisa interpretar a cultura e as emoções”, explica Ruan.

 

 

conheça primeira tv brasileira surdo

Programas como A Vida em Libras, apresentado por Heveraldo Ferreira, e o Boletim Primeira Mão, com Áulio Nobrega e Clarissa Guerretta, todos surdos, fazem bastante sucesso. Desde sua estreia, a TV Ines conquista de maneira crescente e constante a audiência em diferentes plataformas.

Na ponta do lápis, já são mais de 3,5 milhões de pessoas acessando à programação, via streaming, vídeo on demand, aplicativo  e televisores conectados à internet. Antes que você se pergunte, o desafio mais importante de todos é chegar às redes de transmissão por canal a cabo!

“A experiência é fantástica. Se a gente pudesse ter mais, a gente atingiria muito mais. Até a própria expansão para um canal aberto.”

 

*Com informações, Razões Para Acreditar.

news

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mato Grosso do Sul
Inscrições prorrogadas para a segunda edição do Prêmio Inova
Oportunidade
Estão abertas as inscrições para curso de idiomas na UEMS
Brasília
PP não vai aceitar filiação de Bolsonaro
Dourados
Agesul retira mais de 800 toneladas de lixo das margens da MS-156 em Dourados
Interior
SubsRacial leva Campanha Julho das Pretas a Rochedo, com temas de saúde e educação
Mato Grosso do Sul
Temperaturas voltam a subir e ar seco segue predominando nesta quarta-feira
Mato Grosso do Sul
Governo investe R$ 5,8 milhões na pavimentação da MS-455, criando novo acesso a Capão Seco
Interior
Corpo de Bombeiros monitora incêndios com imagens de satélite e amplia fiscalização em áreas de focos
Campo Grande
Até quando a massa de ar frio polar vai atuar em Mato Grosso do Sul?
Esportes
Hoje é Dia: nota 10 de Comaneci e Dia do Futebol marcam semana