Menu
Busca Sex, 22 de janeiro de 2021
(67) 9.9928-2002
Esporte

Dia do goleiro de futebol

26 abril 2020 - 14h14Por Agência Brasil-EBC

Guarda-redes, goalkeeper, arqueiro. A função tem muitos nomes, mas no dia 26 de abril é comemorado em todo mundo o Dia do Goleiro. Para falar desta data neste domingo, a Agência Brasil conversou com Raul Plassmann, que brilhou com a camisa amarela debaixo das traves defendendo a seleção brasileira e clubes como Cruzeiro, Flamengo e São Paulo.

“Desejo a todos eles que não tomem gol, mas é apenas uma vontade, porque isto é impossível. Ao menos, que não falhem e que as bolas que vierem a entrar sejam indefensáveis para não serem criticados”, declarou o ex-jogador (1963/1983), destacando que o momento mais difícil na profissão é quando se perde um jogo por culpa do goleiro. ”Este erro compromete o time, principalmente se o lance pudesse ser evitado. Caso o time vire a partida, ainda se ameniza”, afirma Raul, destacando que os atuais donos da camisa número 1 são atletas. “A diferença entre os goleiros do passado e do presente é que eles malham muito, são muito bem condicionados fisicamente. Na minha geração, nós apenas jogávamos futebol. Hoje todo mundo é atleta e alguns jogam bola”.

Futebol Futebol - Os prêmios Ballon d'Or - Theatre du Chatelet, Paris, França - 2 de dezembro de 2019 Alisson Becker do Liverpool com o Troféu Yachine REUTERS / Christian Hartmann
Em 2019 Alisson recebeu vários prêmios, entre eles o troféu Yashin - REUTERS/Christian Hartmann/Direitos Reservados

Segundo Raul, há goleiros espetaculares em atividade, porém citou apenas um como referência no Brasil e no planeta: o brasileiro Alisson Becker, do Liverpool (Inglaterra). Com 27 anos, o gaúcho de Novo Hamburgo faturou praticamente todos os prêmios da posição em 2019 (Troféu Yashin da revista francesa France FootballFifa The Best para melhor goleiro e Samba de Ouro de melhor brasileiro atuando na Europa). O Campeonato Inglês está parado por conta do novo coronavírus, mas o melhor do mundo não pára de treinar em casa. Há alguns dias Alisson postou um vídeo e escreveu nas redes sociais: “Não deixe que essa pandemia tire o foco dos seus objetivos! São tempos difíceis, mas assim como a prata e o ouro são provados no fogo, assim Deus nos prova nas tribulações”.

Pelas redes sociais, clubes de todas as partes celebraram o Dia do Goleiro. A Juventus (Itália) destacou Gianluigi Buffon. Já o Botafogo exaltou Manga, que completa 83 anos neste dia e não usava luvas para jogar. E o Corinthians celebrou Cássio, que veste a camisa 12 do Timão e já defendeu o clube em 463 partidas, sendo o jogador que mais levantou títulos com o clube paulista.

Edição: Fábio Lisboa

violência contra a mulher 2

Deixe seu Comentário

Leia Também

Nioaque
Prefeito de Nioaque é o primeiro a ser investigado por tomar vacina destinada a indígenas
Judiciário
Em posse do TJMS, Reinaldo Azambuja destaca importância do Poder Judiciário no combate à pandemia
Vacina
Amazonas receberá cota extra de vacinas para frear pandemia
Brasíl
Número de casos de covid-19 chega a 8,75 milhões no Brasil Doença já fez mais de 215 mil vítimas
Vacinas
Vacinas da AstraZeneca chegam ao Brasil Voo trazendo imunizante desceu em São Paulo
Covid 19
Minas Gerais bate recorde de casos de covid-19 em um dia
STF
Lewandowski nega decisão liminar para afastar Pazuello da Saúde
Brasilia
China acelerará envio da matéria-prima de vacina de covid-19, diz Maia
Campo Grande
A raiva bovina já matou 100 animais no estado.
Fronteira
Homem morre com três tiros nas costas