Menu
Busca Ter, 03 de agosto de 2021
(67) 9.9928-2002
Esportes

Hoje é Dia: nota 10 de Comaneci e Dia do Futebol marcam semana

Confira as principais datas celebradas na semana de 18 a 24 de julho

18 julho 2021 - 07h00Por Agência Brasil EBC

Nesta sexta-feira (23), o mundo se volta para Tóquio, de olho no início dos Jogos Olímpicos. Porém, a semana do evento, que já é histórico (e que deve aparecer aqui no Hoje é Dia nos próximos anos) pelo fato de ter sido o primeiro adiado e sem presença de público da história, também é marcada por eventos relevantes do passado. 

o brasileira também faz aniversário. Em 18 de julho de 1971, Pelé fez, contra a antiga Iugoslávia, sua última partida oficial com a camisa do Brasil. Por sinal, o esporte no qual Pelé é "rei" tem o seu “dia” comemorado em 19 de julho.

A data é considerada o Dia Nacional do Futebol e existe desde 1976. Trata-se de uma homenagem ao Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, clube mais antigo em atividade no Brasil. O Recordar é Viver, da TV Brasil, recuperou histórias pitorescas do esporte, em programa exibido no início da década de 1990 

Fora do esporte, também há celebrações

No dia 18, dois chefes de Estado são (cada um ao seu modo) relembrados. A data é chamada de “Dia Internacional Nelson Mandela” (celebração instituída pela ONU em 2009 para homenagear o ex-presidente da África do Sul). Também no dia 18 de julho, a coroação de Dom Pedro II como imperador do Brasil completa 180 anos. 

Outras personalidades lembradas nesta semana são seu Nenê, fundador da escola de samba paulistana Nenê de Vila Matilde, que completaria cem anos no dia 24, e Amy Winehouse, cantora que faleceu há dez anos, no dia 23 de julho de 2011.

A semana também é marcada por homenagens a cantores líricos (no dia 22 de julho) e a tatuadores (o Dia Nacional do Tatuador é 20 de julho) 

Por fim, o dia 22 de julho marca a primeira transmissão da história do programa de rádio mais antigo do Brasil ainda em transmissão: o Programa Nacional (hoje A Voz do Brasil). Há 86 anos, a primeira edição do programa ia ao ar e, no ano passado, foi fruto de reportagem na Agência Brasil. 

news

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mato Grosso do Sul
Inscrições prorrogadas para a segunda edição do Prêmio Inova
Oportunidade
Estão abertas as inscrições para curso de idiomas na UEMS
Brasília
PP não vai aceitar filiação de Bolsonaro
Dourados
Agesul retira mais de 800 toneladas de lixo das margens da MS-156 em Dourados
Interior
SubsRacial leva Campanha Julho das Pretas a Rochedo, com temas de saúde e educação
Mato Grosso do Sul
Temperaturas voltam a subir e ar seco segue predominando nesta quarta-feira
Mato Grosso do Sul
Governo investe R$ 5,8 milhões na pavimentação da MS-455, criando novo acesso a Capão Seco
Interior
Corpo de Bombeiros monitora incêndios com imagens de satélite e amplia fiscalização em áreas de focos
Campo Grande
Até quando a massa de ar frio polar vai atuar em Mato Grosso do Sul?
Saúde
Covid-19: Brasil soma 541,2 mil mortes e vai a 19,3 milhões de casos