Menu
Busca Qua, 18 de setembro de 2019
(67) 9.9928-2002
Artigo

"A Saúde vai mal. E pode piorar."

11 abril 2018 - 08h28Por Redação Notícias VIP
O SUS é uma conquista democrática do povo brasileiro que ousou sonhar com um sistema de saúde universal e igualitário, inspirado nas melhores práticas do mundo. Com 2 milhões de profissionais a Enfermagem está na linha de frente do SUS. Diariamente trabalhamos para tornar este sonho possível. Reduzir o abismo entre o SUS que sonhamos e o SUS que vivemos é tarefa árdua. Enfrentamos o sub-financiamento, condições duras de trabalho. Seguimos. Avançamos. Resistimos.

Em seus 30 anos o SUS transformou a Saúde no Brasil. Por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), o Brasil garante à população acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Mais de 90% dos transplantes e tratamentos de alta complexidade como quimioterapia são realizados pela rede pública. O SUS oferece, ainda, assistência integral para pacientes com HIV/Aids, pacientes renais crônicos, pacientes com câncer, tuberculose e hanseníase.

Na contramão desta história, a Federação Brasileira de Planos de Saúde (Febraplan) propôs, nesta terça-feira (10/4), a construção de um sistema de saúde substitutivo ao SUS, fazendo com que os recursos públicos jorrem ainda mais para as empresas privadas. A proposta prejudica os mais vulneráveis criando barreiras ao Direito Constitucional à Saúde, além de multiplicar os custos.

A Constituição Cidadã de 1988 consagrou a Saúde como ?direito de todos e dever do Estado, garantida mediante políticas sociais e econômicas que visam à redução do risco de doença e de outros agravos e possibilitando o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação?.

Uma das razões do sub-financiamento do SUS é o excesso de benefícios fiscais que os planos de saúde recebem do estado. Esta crise tende a se agravar com a Emenda Constitucional 95 que congela investimentos em saúde, educação e assistência social pelos próximos 20 anos. Como profissionais de Saúde repudiamos este ataque da Febraplan ao SUS. O SUS pertence a cada um dos 208 milhões de brasileiros.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Famosos
Namorada do sertanejo Sorocaba chama atenção na web pela beleza
Covardia
Vídeo mostra personal trainer espancando a namorada
Olha o tamanho do bicho
Essa cobra estava prejudicando fazendeiro. Então, resolveu pegar a bichona.
Saúde pública em alerta no MS
Campo Grande tem maior número de mortes pela gripe.
Justiça
Decisão do TSE põe em risco mandatos de nove deputados de Rondônia
Capital
" Então o governador deveria entregar para cada aluno duas calças Jeans, do jeito que ele quer" comentou a aluna K.S.V.
Tecnologia
Cientistas conseguem gerar energia usando o frio da noite
Famosos
Visita do papai! Viúva de Mr. Catra revela contato espiritual com o marido
Final trágico
Enfermeira grávida de 6 meses morre a caminho do casamento em SP; bebê passa bem
Saúde mental: Psicopata
De assaltante frustrado a autor de furto, Rafael agora é apontado como assassino frio e cruel