Menu
Busca Seg, 21 de setembro de 2020
(67) 9.9928-2002
Redes sociais

A traição das imagens

09 abril 2018 - 15h30Por Redação Notícias VIP
Na era das selfies e redes sociais o que mais se desejou nos últimos dias foi uma foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva preso. Na realidade, este desejo, quase orgástico, foi idealizado muito antes do desfecho da operação Lava-Jato sobre o petista. A criação do pixuleco (boneco gigante com traje de presidiário representando o ex-presidente) por movimentos de direita já demonstrava isso. 

De qualquer maneira, o fato é que nenhuma selfie ou foto de Lula preso foram tiradas. Os jornalistas da grande mídia esperaram com perseverança o momento certo para dar o click ideal que garantiria as capas dos jornais, revistas e sites. No entanto, isso não aconteceu, ao contrário, o ?flash saiu pela culatra? e a mídia hegemônica teve que contentar-se com uma foto que viralizou nas redes sociais tirada pelo jovem fotógrafo Francisco Proner Ramos, de 18 anos.

Na imagem, Lula é abraçado por uma multidão que tenta, desesperadamente, impedi-lo de entregar-se à Polícia Federal.

Lula em uma sacada genial toma para si a narrativa dos fatos. Se a ideia do surreal processo, quase ?kafkiano?, era destruir a imagem do ex-presidente, o mais popular da história do país, isto não ocorreu!

Lula ?viralizou-se? nos braços do povo; e é esta a imagem que contará a narrativa. Em um momento obscuro do Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tornou-se sujeito de sua própria história. Ainda que o seu Habeas Corpus (em português, Tenhas teu Corpo/corpo livre) tenha sido negado, Lula da Silva, ironia fina, posou livre no dia de sua prisão. ?Nunca antes na história deste país? um ?condenado? foi fotografado nos braços livres do povo. 
news

Deixe seu Comentário

Leia Também

Rio Verde de Mato Grosso
Prefeito se envolve em confusão e foi filmado onde um outro homem aparece com arma na mão.
Brasíl
Agência Brasil explica o que é o Sistema S
Brasíl
Trabalhadores nascidos em dezembro recebem hoje crédito do FGTS Pagamento é feito por meio da conta poupança digital da Caixa
Brasíl
Fantástico: incêndio no Pantanal , investigação da PF e imagens de satélite indicam que a tragédia começou em 4 fazendas pertencente ao homem bomba da corrupção em Mato Grosso do Sul
Brasíl
Estudo da FGV aponta que pandemia provocou queda de renda de 20,1%
Nova Andradina
PRF apreende mais de 300 quilos de maconha dentro de veículo Renault, tipo scénic e prende traficantes no interior do MS
Nova Alvorada do Sul
PRF prende traficantes com drogas em interior de veículo, no total apreendido foram 306 quilos de maconha e um casal dentro de carro.
Brasíl
Fazendeiro criminoso é multado duas vezes por fazer queimadas e derrubadas sem autorização
Ms
Taxa de mortalidade da Covid 19 continua no estado
Dourados
Vizinhos chamam a polícia e três pessoas são presas em flagrante com drogas e munições