Menu
Busca Dom, 05 de dezembro de 2021
(67) 9.9928-2002
MEIO AMBIENTE

Cheia do Rio Paraguai força fechamento de escola no Pantanal

13 abril 2018 - 11h06Por Redação Notícias VIP
A escola municipal da comunidade pantaneira de Barra do São Lourenço, em Mato Grosso do Sul, vai fechar as portas no próximo dia 20 de abril devido à cheia naquela região. O estabelecimento de ensino está em uma área de risco onde a margem do Rio Paraguai sofre um processo de erosão natural.

Essa decisão foi tomada porque o nível da água atinge um índice extraordinário que afeta as condições de saúde e segurança das crianças e professores.

Segundo informações da ONG (Organização Não Governamental) Ecoa, que monitora as famílias do vilarejo, esse tipo de ação é comum no período de cheias para evitar danos e riscos. Os moradores da comunidade deverão ganhar uma nova escola em breve, que ficará em um lugar conhecido como Aterro do Binega.

Avanço ? O tenente Isaque do Nascimento, diretor executivo da Agencia Municipal de Proteção e Defesa Civil de Corumbá, disse ao Campo Grande News que no levantamento mais recente, feito nessa quinta-feira (12), o nível do Rio Paraguai atingiu 4,66 metros e está 2,64 metros acima do normal.

No dia 19 de março foi emitido um alerta para as famílias ribeirinhas e produtores rurais da região, já que nessa data a água chegou aos 4 metros, o que representa alerta.

De lá para cá nós estamos monitorando diariamente. Há três semanas levamos ajuda humanitária para a população que vive na parte alta, com assistência médica, odontológica, psicológica, além de materiais de abrigamento, alimentos, entre outros. Na semana que vem vamos fazer o mesmo na parte média, afirma.

Nascimento acrescenta que o nível do rio continua em elevação e a tendência é a decretação de situação de emergência. Até 4,99 metros é considerado cheia pequena. De 5 metros a 5,99 metros é cheia normal. Acima de 6 metros é considerada super cheia, completa.
delinha

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasília
Senado aprova PEC dos Precatórios, que viabiliza Auxílio Brasil; texto volta para a Câmara
Texto limita pagamento anual das dívidas da União e muda período de inflação para cálculo do teto de gastos. Governo estima que projeto abrirá R$ 106 bilhões no orçamento.
Brasília
Senado aprova PEC dos Precatórios, que viabiliza Auxílio Brasil; texto volta para a Câmara
Judiciário
Desembargador anula condenação de Palocci em processo da Lava Jato
Polícia federal
Grupo com atuação no tráfico internacional de cocaína é alvo da PF
São Paulo
São Paulo mantém exigência do uso de máscaras em ambientes abertos
Loteria
Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena; prêmio acumula em R$ 16 milhões
Mato Grosso do Sul
Grupo com atuação no tráfico internacional de cocaína é alvo da PF
Internacional
EUA e Alemanha querem novas restrições; Ômicron preocupa investidores Países temem que variante ameace tentativa de recuperação econômica
Dezembro vermelho
Saúde alerta para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento contra o HIV/Aids
Mato Grosso do Sul
SED divulga calendário Escolar de 2022; aulas terão início em março