Menu
Busca Qua, 27 de janeiro de 2021
(67) 9.9928-2002
#Dica/Relaxamento

Como aliviar dores no corpo com exercícios de respiração

Por Carol Assis
Respirar é uma atividade tão comum para o nosso corpo, que não temos o hábito de nos atentar a ela. A consequência disso é uma respiração curta, que está diretamente associada a problemas como estresse, ansiedade e insônia. A fisioterapeuta Patrícia Prieto, do Espaço Pathricia Prieto, em São Paulo, afirma que para pacientes com dores crônicas, como lombalgias e artrites, os exercícios de respiração auxiliam muito no alívio dos incômodos.

Acomode-se em um ambiente tranquilo e sem barulho. Feche os olhos e comece, lentamente, o exercício de inspirar pelo nariz e expirar pela boca. O tempo ideal é de 4 segundos puxando o ar, 2 segundos segurando-o e mais 6 segundos expirando-o, explica a profissional. Esses e outros exercícios de respiração profunda devem ser realizados pelo período de 5 a 10 minutos por dia. Se preferir, faça a noite, antes de dormir.

A respiração profunda estimula o fluxo sanguíneo e promove oxigenação na musculatura e articulações, o que auxilia no relaxamento muscular. É importante mencionar que 90% das lesões musculares em atletas são causadas por esforço, e quando relaxamos a musculatura com exercícios de respiração, temos um importante aliado contra esse tipo de lesão, afirma.

As crianças já vêm apresentando quadros de ansiedade e até depressão, que podem estar associados à respiração curta. Esse é um problema difícil de autodiagnosticar antes que os sintomas comecem a surgir, mas a prática dos exercícios pode aliviar as dores no corpo, além de reduzir a quantidade de cortisol (hormônio do estresse) no nosso organismo.
racismo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campo Grande
Presidente da Alems, Paulo Corrêa assume como governador em exercício de MS, nas férias de Reinaldo Azambuja
Campo Grande
Dono de hotel é detido com droga e dinheiro no centro
Campo Grande
Agentes da PRF interceptam carga de 9,5 tonelada de maconha na MS-276
Campo Grande
Onça solta no Pantanal já se alimentou e até atravessou o Rio Paraguai a nado
Covid 19 em MS
MS registra 1.047 novos casos; outros 5,2 aguardam encerramento
Marido matou esposa com 17 tiros após churrasco de família em fazenda de MS
Campo Grande
Quatro presos fogem do presídio de segurança Máxima de madrugada
Três Lagoas
Homem agride companheira e é preso por menina.
Covid 19
Janeiro registra mais de 460 óbitos por coronavírus e já é o 3º pior mês da pandemia
Tempo
Terça-feira de tempo claro, calor e pancadas de chuva à tarde