Menu
Busca Dom, 05 de dezembro de 2021
(67) 9.9928-2002
#Dica/Relaxamento

Como aliviar dores no corpo com exercícios de respiração

Por Carol Assis
Respirar é uma atividade tão comum para o nosso corpo, que não temos o hábito de nos atentar a ela. A consequência disso é uma respiração curta, que está diretamente associada a problemas como estresse, ansiedade e insônia. A fisioterapeuta Patrícia Prieto, do Espaço Pathricia Prieto, em São Paulo, afirma que para pacientes com dores crônicas, como lombalgias e artrites, os exercícios de respiração auxiliam muito no alívio dos incômodos.

Acomode-se em um ambiente tranquilo e sem barulho. Feche os olhos e comece, lentamente, o exercício de inspirar pelo nariz e expirar pela boca. O tempo ideal é de 4 segundos puxando o ar, 2 segundos segurando-o e mais 6 segundos expirando-o, explica a profissional. Esses e outros exercícios de respiração profunda devem ser realizados pelo período de 5 a 10 minutos por dia. Se preferir, faça a noite, antes de dormir.

A respiração profunda estimula o fluxo sanguíneo e promove oxigenação na musculatura e articulações, o que auxilia no relaxamento muscular. É importante mencionar que 90% das lesões musculares em atletas são causadas por esforço, e quando relaxamos a musculatura com exercícios de respiração, temos um importante aliado contra esse tipo de lesão, afirma.

As crianças já vêm apresentando quadros de ansiedade e até depressão, que podem estar associados à respiração curta. Esse é um problema difícil de autodiagnosticar antes que os sintomas comecem a surgir, mas a prática dos exercícios pode aliviar as dores no corpo, além de reduzir a quantidade de cortisol (hormônio do estresse) no nosso organismo.
delinha

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasília
Senado aprova PEC dos Precatórios, que viabiliza Auxílio Brasil; texto volta para a Câmara
Texto limita pagamento anual das dívidas da União e muda período de inflação para cálculo do teto de gastos. Governo estima que projeto abrirá R$ 106 bilhões no orçamento.
Brasília
Senado aprova PEC dos Precatórios, que viabiliza Auxílio Brasil; texto volta para a Câmara
Judiciário
Desembargador anula condenação de Palocci em processo da Lava Jato
Polícia federal
Grupo com atuação no tráfico internacional de cocaína é alvo da PF
São Paulo
São Paulo mantém exigência do uso de máscaras em ambientes abertos
Loteria
Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena; prêmio acumula em R$ 16 milhões
Mato Grosso do Sul
Grupo com atuação no tráfico internacional de cocaína é alvo da PF
Internacional
EUA e Alemanha querem novas restrições; Ômicron preocupa investidores Países temem que variante ameace tentativa de recuperação econômica
Dezembro vermelho
Saúde alerta para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento contra o HIV/Aids
Mato Grosso do Sul
SED divulga calendário Escolar de 2022; aulas terão início em março