Menu
Busca Qui, 21 de outubro de 2021
(67) 9.9928-2002
CPI da Pandemia

CPI da Covid-19 ouve Luciano Hang sobre fake news, 'gabinete paralelo' e caso da Prevent Senior

Escrito por Redação, / Wed Sep 29 07:20:00 BRT 2021. Atualizado às 09:50

29 setembro 2021 - 09h30Por Diário do Nordeste

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 ouvirá nesta quarta-feira (29), no Senado Federal, o empresário Luciano Hang, dono da rede varejista Havan. 

 

O objetivo é esclarecer sobre supostos casos envolvendo disseminação de "fake news" (notícias falsas), participação no "gabinete paralelo" — estrutura de assessoramento informal da Presidência da República — e a Prevent Senior, que teria fraudado o atestado de óbito da mãe do empresário, vítima de Covid-19. 

 

A operadora de saúde é suspeita de cometer uma série de irregularidades em 2020, como ocultar mortes pela doença causada pelo coronavírus e realizar um estudo clandestino para supostamente ter argumentos em favor de remédios comprovadamente ineficazes que fazem parte do "kid Covid". 

Luciano Hang também deve ser questionado sobre uma investigação do Ministério Público que mira em uma suposta pressão para que colaboradores da Havan votassem no então candidato Jair Bolsonaro, nas eleições de 2018.

 

Ao contrário de alguns depoentes da Comissão, que exerceram o direito de ficar em silêncio, o empresário prometeu falar aos senadores. 

 

FAKE NEWS

Documentos obtidos pela CPI apontam que o dono da rede varejista teria financiado o blogueiro Allan dos Santos, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que também é investigado por disseminação de fake news. 

 

O deputado Eduardo Bolsonaro (DEM-RJ), filho do chefe do Executivo nacional, teria intermediado o contato entre Luciano Hang e o blogueiro. 

 

No entanto, o empresário nega ter participado de disseminação de notícias falsas. Ele classificou como "mentira" a suspeita de ter patrocinado meios de comunicação que propagaram desinformação.

convocação dele na CPI da Covid-19 foi pedida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).

 

Na quinta-feira (23), Calheiros e o também parlamentar Jorginho Mello (PL-SC) trocaram acusações, e se chamaram de "puxa-saco", "picareta" e "vagabundo". Mello é próximo de Luciano Hang e, assim como ele, é catarinense.

'PACTO' ENTRE PREVENT SENIOR E GOVERNO FEDERAL

Em depoimento na terça-feira (28), a advogada Bruna Morato, representante de médicos que denunciam a Prevent Senior por fraudes na pandemia, acusou o Governo Federal de firmar um "pacto" com a operadora de saúde para validar o chamado "kit Covid", tratamento da doença com medicamentos sem eficácia comprovada.

De acordo com a depoente, o objetivo era usar um estudo realizado em hospitais da empresa para validar o discurso do Palácio do Planalto contrário ao isolamento social e ao lockdown, adotados como forma de evitar a propagação do vírus.

Ela falou que a estratégia estava alinhada com interesses do Ministério da Economia e era intermediada por integrantes do chamado "gabinete paralelo", formado por médicos defensores do chamado "tratamento precoce", que prestou assessoria informal a Jair Bolsonaro durante a pandemia.

PROVOCAÇÃO

Na segunda-feira (27), Luciano Hang publicou vídeo nas redes sociais provocando os senadores que o interrogarão na CPI.

"Se, por acaso, não aceitarem aquilo o que vou falar, já comprei, para não gastarem dinheiro com algema, já comprei, vou entregar uma chave para cada senador, e que me prendam", desafiou, exibindo para a câmera um braço já algemado.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Foto de Eduardo Bolsonaro como 'sheik' em Dubai causa onda de críticas; deputado defende gastos
Saúde
Em evento histórico, primeira vacina contra malária é aprovada pela OMS
Educação
Relatório aponta impacto da pandemia na saúde mental de adolescentes
Direito
Hipertensão: Quem possui essa condição pode requerer o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez?
Geral
Facebook, Instagram e Whatsapp têm problemas de acesso nesta segunda
Economia
Ministro defende uso de reservas para capitalizar banco do Brics
Saúde
Ministro chega ao Brasil um dia após testar negativo para covid-19
Brasíl
Eleitores voltam às urnas em 19 cidades para escolha de novo prefeito
Campo Grande
Com ventos de 68 Km/h e 145 mil raios, temporal deixou 13 mil pessoas no escuro
Política
Lei que define sobras de voto em eleições proporcionais é sancionada