A seis meses das eleições que definirão o próximo governador de Mato Grosso do Sul, os três principais pré-candidatos estão tecnicamente empatados e o número de eleitores que ainda não têm candidato representa 25% dos entrevistados. Os dados são da primeira rodada de pesquisas de intenção de votos do Instituto DATAmax de 2018.
Nas duas últimas eleições, em 2014 e 2016, o DATAmax ?cravou? o resultado final das urnas. Foram entrevistados 804 eleitores em Campo Grande, entre os dias 5 a 8 de abril e a margem de confiança da pesquisa é de 95%.
Na pesquisa estimulada de intenção de voto, quando o entrevistador apresenta alternativas de candidatos ao eleitor, o ex-juiz federal Odilon de Oliveira (PDT) lidera com 25,4% das intenções de voto entre os entrevistados, seguido de perto pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com 22,6% e pelo ex-governador André Puccinelli (MDB), com 21,4%.
Como a margem de erros é de 3,5% para mais ou para menos, os três primeiros colocados estão tecnicamente empatados. O percentual do pedetista pode oscilar entre 21,9% a 28,9%, do tucano entre 19,1% a 26,1%, e do emedebista entre 17,9% a 24,9%. Neste cenário, ganha importância o índice de rejeição dos candidatos, que o DATAmax também apurou, e que será divulgado nesta quinta-feira (12) pelo Midiamax.
Completam a lista da pesquisa o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 2,6%, o candidato do PT e ex-prefeito de Mundo Novo, Humberto Amaducci, com 1%, João Alfredo Daniezi (PSOL), com 0,9% e Suel Ferranti (PSTU), com 0.7% das intenções de voto.
Não sabe ou não responderam correspondem a 12,4%, brancos e nulos outros 2,6%, e ainda 10,3% não votariam em nenhum dos candidatos apresentados. Assim, os índices de quem ainda não tem um candidato somam 25,1% dos entrevistados.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral, tanto em âmbito estadual quanto federal, sob os números MS-09178/2018 e BR-08909/2018. Como já fez em eleições anteriores, o DATAmax disponibiliza todas as informações e detalhes, bem como material da pesquisa, para consulta dos partidos políticos que manifestarem oficialmente interesse nos dados.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Brasília
Governo simplifica regras para aumento de cobertura de rádios FM

Desemprego
Covid 19 em MSImpacto da pandemia é maior para trabalhadores jovens, diz Ipea
Após confirmação de 2 variantes em MS, especialista sugere "mais controle"
Estudos apontam que variante P2 veio do Rio de Janeiro, mas é considerada menos letal que a P1, de Manaus

Auxílio emergencial
Auxílio do Estado poderá contemplar quase 20 mil famílias em Dourados

Trânsito
Mudanças no CTB: Nova Lei proíbe o transporte de menores de 10 anos em motocicletas

Motorista
Detran lança e-book e hotsite com todas mudanças do Código de Trânsito Brasileiro

Meteorologia
Quarta de tempo parcialmente nublado e pancadas de chuva no centro-sul do Estado

Brasília
GeralSenador diz ter assinaturas para ampliar investigação da CPI da Covid
Pandemia aumenta em 20% os acidentes domésticos com crianças

Brasil