Menu
Busca Ter, 03 de agosto de 2021
(67) 9.9928-2002
Dia do Homem

Dia do Homem: Saúde conscientiza população sobre doenças que podem afetar o bem-estar ‘deles’

15 julho 2021 - 08h00Por PGMS

Quinze de julho é comemorado o Dia do Homem. Com a data comemorativa, a Secretaria de Estado de Saúde conscientiza a população sobre a importância aos cuidados da Saúde do Homem e chama a atenção dos profissionais de saúde para a inclusão como peças essenciais aos serviços de saúde e transformando as unidades como um 'espaço masculino'.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o acolhimento adequado nas unidades de saúde evita que eles sejam encaminhados à Atenção Especializada. “Quando um homem chega à Atenção Primária ele apresenta alguma doença já instalada. Assim, os profissionais de saúde precisam estar com um olhar mais direcionado e trabalhar às ações de saúde do homem de forma preventiva".

Segundo a gerente técnica da Saúde do Homem da SES, Fernanda Lamera, a descoberta preventiva de doenças evita o agravo da morbidade. “Por isso, é importante que este homem procure o serviço de saúde com regularidade por meio da Atenção Primária”.

Os profissionais de saúde precisam estar atentos quanto as doenças silenciosas como: a hipertensão e o diabetes é necessário reforçar as ações de prevenção de cânceres (boca, pênis e próstata), além das doenças cardiovasculares.  A alimentação saudável também é outro ponto que não pode ser esquecido.

Câncer nos homens 

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 65,8 mil homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata neste ano. Estima-se que a incidência de novos casos em Mato Grosso do Sul seja de 93,30 por 100 mil/hab. A doença ocupa a primeira posição no Brasil e atinge principalmente, homens a partir dos 45 anos.

Outro tipo de câncer considerado raro é o tumor de pênis que atinge homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir os mais jovens também. Esta doença representa 2% de todos os tipos de cânceres que atingem o homem. O Atlas de Mortalidade por Câncer registrou em 2019, 458 casos no país.

Veja a programação

Para comemorar a data, a Secretaria de Estado de Saúde em parceria com a Sesau de Campo Grande realiza no dia 15 de julho, às 8h30, a Webconferência: ‘Câncer no Homem, o que preciso saber’?, ministrada pelo cirurgião oncológico e membro titular da SBCO, Dr. Vitor A. Cathcart.

Às 9h15, acontece a palestra: ‘Câncer de Próstata e Saúde Masculina’, com o médico urologista HUMAP/EBSERH, Henrique Coelho. Para participar clique no link. ID da reunião: 997 9705 8538 e Senha de acesso: 260533.

Rodson Lima, SES

Foto: Chico Ribeiro

violência contra a mulher

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mato Grosso do Sul
Inscrições prorrogadas para a segunda edição do Prêmio Inova
Oportunidade
Estão abertas as inscrições para curso de idiomas na UEMS
Brasília
PP não vai aceitar filiação de Bolsonaro
Dourados
Agesul retira mais de 800 toneladas de lixo das margens da MS-156 em Dourados
Interior
SubsRacial leva Campanha Julho das Pretas a Rochedo, com temas de saúde e educação
Mato Grosso do Sul
Temperaturas voltam a subir e ar seco segue predominando nesta quarta-feira
Mato Grosso do Sul
Governo investe R$ 5,8 milhões na pavimentação da MS-455, criando novo acesso a Capão Seco
Interior
Corpo de Bombeiros monitora incêndios com imagens de satélite e amplia fiscalização em áreas de focos
Campo Grande
Até quando a massa de ar frio polar vai atuar em Mato Grosso do Sul?
Esportes
Hoje é Dia: nota 10 de Comaneci e Dia do Futebol marcam semana