Menu
Busca Qua, 27 de janeiro de 2021
(67) 9.9928-2002
Igualdade

Governo autoriza uso de nome social em escolas da rede estadual de ensino

18 abril 2018 - 10h26Por Alcides Bernal
A Secretaria Estadual de Educação publicou hoje (18) no Diário Oficial do Estado uma resolução que determina o registro do nome social de travestis e transsexuais nos documentos escolares. 

A publicação determina que todas as unidades escolares da rede estadual de ensino, em respeito à cidadania, aos direitos humanos, à diversidade, ao pluralismo e à dignidade humana, registrem o nome social de travestis e transsexuais em todos os documentos escolares. 

O nome social é a designação pela qual pessoas que nasceram com disforia de gênero se identificam socialmente. Para conseguir a alteração nos documentos o/a estudante deve apresentar, por escrito, o interesse pelo registro no ato da matrícula ou no decorrer do ano letivo. 

Para menores de 18 anos, a inclusão do nome deverá ser solicitada pelos pais ou responsáveis. Todos os documentos escolares de ordem interna, ou seja, aqueles que apenas a administração tem acesso, terão o nome social seguido pelo nome civil. 

Mesmo já havendo uma discussão muito ampla sobre o assunto, segundo a publicação, é vedado o uso de expressões pejorativas e discriminatórias para se referir a transexuais. 

De acordo com uma pesquisa feita por organizações não-governamentais, apresentada em audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), no Senado Federal, 73% dos adolescentes gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros, em idade escolar, já sofreram bullying causado por preconceito contra manifestação de gênero e identificação sexual. 60% disseram se sentir inseguros no ambiente escolar. Quase a metade, cerca de 48%, já ouviu comentários homofóbicos e transfóbicos e 27% já foram agredidos fisicamente.
pedofilia

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campo Grande
Presidente da Alems, Paulo Corrêa assume como governador em exercício de MS, nas férias de Reinaldo Azambuja
Campo Grande
Dono de hotel é detido com droga e dinheiro no centro
Campo Grande
Agentes da PRF interceptam carga de 9,5 tonelada de maconha na MS-276
Campo Grande
Onça solta no Pantanal já se alimentou e até atravessou o Rio Paraguai a nado
Covid 19 em MS
MS registra 1.047 novos casos; outros 5,2 aguardam encerramento
Marido matou esposa com 17 tiros após churrasco de família em fazenda de MS
Campo Grande
Quatro presos fogem do presídio de segurança Máxima de madrugada
Três Lagoas
Homem agride companheira e é preso por menina.
Covid 19
Janeiro registra mais de 460 óbitos por coronavírus e já é o 3º pior mês da pandemia
Tempo
Terça-feira de tempo claro, calor e pancadas de chuva à tarde