Menu
Busca Qui, 05 de agosto de 2021
(67) 9.9928-2002
Igualdade

Governo autoriza uso de nome social em escolas da rede estadual de ensino

18 abril 2018 - 10h26Por Alcides Bernal
A Secretaria Estadual de Educação publicou hoje (18) no Diário Oficial do Estado uma resolução que determina o registro do nome social de travestis e transsexuais nos documentos escolares. 

A publicação determina que todas as unidades escolares da rede estadual de ensino, em respeito à cidadania, aos direitos humanos, à diversidade, ao pluralismo e à dignidade humana, registrem o nome social de travestis e transsexuais em todos os documentos escolares. 

O nome social é a designação pela qual pessoas que nasceram com disforia de gênero se identificam socialmente. Para conseguir a alteração nos documentos o/a estudante deve apresentar, por escrito, o interesse pelo registro no ato da matrícula ou no decorrer do ano letivo. 

Para menores de 18 anos, a inclusão do nome deverá ser solicitada pelos pais ou responsáveis. Todos os documentos escolares de ordem interna, ou seja, aqueles que apenas a administração tem acesso, terão o nome social seguido pelo nome civil. 

Mesmo já havendo uma discussão muito ampla sobre o assunto, segundo a publicação, é vedado o uso de expressões pejorativas e discriminatórias para se referir a transexuais. 

De acordo com uma pesquisa feita por organizações não-governamentais, apresentada em audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), no Senado Federal, 73% dos adolescentes gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros, em idade escolar, já sofreram bullying causado por preconceito contra manifestação de gênero e identificação sexual. 60% disseram se sentir inseguros no ambiente escolar. Quase a metade, cerca de 48%, já ouviu comentários homofóbicos e transfóbicos e 27% já foram agredidos fisicamente.
violência contra a mulher

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mato Grosso do Sul
Inscrições prorrogadas para a segunda edição do Prêmio Inova
Oportunidade
Estão abertas as inscrições para curso de idiomas na UEMS
Brasília
PP não vai aceitar filiação de Bolsonaro
Dourados
Agesul retira mais de 800 toneladas de lixo das margens da MS-156 em Dourados
Interior
SubsRacial leva Campanha Julho das Pretas a Rochedo, com temas de saúde e educação
Mato Grosso do Sul
Temperaturas voltam a subir e ar seco segue predominando nesta quarta-feira
Mato Grosso do Sul
Governo investe R$ 5,8 milhões na pavimentação da MS-455, criando novo acesso a Capão Seco
Interior
Corpo de Bombeiros monitora incêndios com imagens de satélite e amplia fiscalização em áreas de focos
Campo Grande
Até quando a massa de ar frio polar vai atuar em Mato Grosso do Sul?
Esportes
Hoje é Dia: nota 10 de Comaneci e Dia do Futebol marcam semana