Menu
Busca Dom, 26 de setembro de 2021
(67) 9.9928-2002
Brasil

MMFDH lança selo “Não à Violência Política” Denúncias podem ser feitas pelo Ligue 180

07 novembro 2020 - 14h09Por Agência Brasil EBC

Ministério da Mulher, da Família, Direitos Humanos (MMFDH) lançou na noite desta quinta-feira (5), por meio das redes sociais, o selo “Não à Violência Política”, em favor da participação das mulheres no processo eleitoral.

selo disponível na internet divulga o canal de denúncias “Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180”, e traz mensagem em favor do aumento da participação feminina na política e dizeres contra a violência política.

Um levantamento preliminar feito pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) identificou dez registros de algum tipo de violência contra a mulher. “Os dados serão atualizados em breve. É importante frisar que este é um serviço criado recentemente e que pouco mais de um mês foi iniciado o processo eleitoral nos municípios. Esses fatores podem justificar o número baixo de denúncias”, informa nota encaminhada pelo MMFDH à Agência Brasil.

A pasta entende que atos sistêmicos de violência com o objetivo de excluir a mulher do espaço político constituem “uma das causas” da sub-representação feminina na política. Na opinião da secretária nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Brito, “a violência política é um tema ainda pouco abordado e muitas mulheres passam por isso sem ao menos identificar o problema.”

Segundo o ministério, “as violações mais comuns são de natureza psicológica, incluindo difamação, intimidação e ameaças”. Além da violência psicológica, também pode ocorrer agressão física e simbólica, pressão econômica e abuso sexual, “com a finalidade de impedir ou restringir o acesso e exercício de funções públicas ou induzi-la a tomar decisões contrárias à sua vontade”, descreve nota do ministério.

Além do Ligue 180, e do serviço Disque 100, denúncias sobre violência contra a mulher e outras violações aos direitos humanos podem ser feitas por WhatsApp, pelo número (61) 99656-5008.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campo Grande
Croquete de mandioca com carne: petisco saboroso e prático
Politicos
Vai vendo Brasil!
Religiosos
Padre é preso por desviar dinheiro da igreja para orgias gays e drogas
Brasil e Mundo
Covid-19: Brasil registra 19,4 mil casos e 699 mortes em 24h
Justiça
STF decide se os estados devem pagar hospitais pela tabela SUS
Geral
Anatel aprova leilão da exploração do acesso móvel na tecnologia 5G
Inclusão
Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência
Campo Grande
Preso em ação contra corrupção em MS era o 'braço direito' do ex-prefeito e 'quem assinava os cheques', diz polícia
Operação Policial
Polícia Federal faz operação para combater fraude no INSS do Amazonas
Campo Grande
Ameaça de delação de Gilmar Olarte causa 'espanto', afirma procurador-chefe do MP