Menu
Busca Ter, 13 de abril de 2021
(67) 9.9928-2002
Artigo

O que é radiodifusão?

11 abril 2018 - 17h24Por Redação Notícias VIP
Primeiramente devemos entender o que é radiodifusão. Para muitos, "radialista" se resume apenas no locutor que comunica por intermédio de uma emissora de rádio. Segundo a Lei 6.615/78, considera-se Radialista o empregado de empresa de radiodifusão que exerça uma das funções em que se desdobram as atividades mencionadas no art. 4º da Lei, ou seja, existem três atividades na profissão que são: Administração, produção e técnica e mais de 90 funções que são considerados RADIALISTAS.

Para que entendamos melhor, empresa de radiodifusão, segundo a Lei e toda empresa de radiodifusão é aquela que explora serviços de transmissão de programas e mensagens, destinada a ser recebida livre e gratuitamente pelo público em geral, compreendendo a radiodifusão sonora (rádio) e radiodifusão de sons e imagens (televisão), produtoras, fundações que explorem serviço de radiodifusão.

Por conseguinte os proprietários de empresas de rádios e televisões, tem outorgas que são públicas, mas detém as concessões para explorarem a radiodifusão em cada região.

Em suma, rádios, televisões e produtoras são "empresas e radiodifusão". Os donos das emissoras são considerados "radiodifusores" e os trabalhadores de rádio, televisão e produtoras são "radialistas" em diversas funções, temos como exemplo: Operadores de câmeras, editores de VT, diretor de imagem, operadores de caracteres, etc... tem essas funções, mas são RADIALISTAS, ou seja, o locutor é apenas uma das 94 funções que compreende a profissão. Pelo fato de ser uma das funções que mais se destaca na comunicação, digamos que é o único reconhecido pela sociedade como radialista.

Agora você já sabe que, quem trabalha por detrás das câmeras e microfones, independente da função que tem, são considerados RADIALISTAS!!!

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campo Grande
Jovem morre em acidente na Av. Mato Grosso com Rua Bahia, na capital.
Covid 19 em MS
Novas variantes P1 e P2 em circulação no MS tem maiores índices de contaminação
Campo Grande
Eletricista leva carro recheado de drogas para transportadora na capital.
OMS
Pandemia de covid-19 "está longe de terminar", diz chefe da OMS
Pandemia
Índia passa o Brasil e é 2º país com mais casos de covid-19 no mundo
Brasil e Mundo
Mais de 70% dos japoneses querem Jogos de Tóquio cancelados ou adiados
Brasil
Covid-19: país tem 13,4 milhões de casos acumulados e 353,1 mil mortes
Esporte
Flamengo bate Palmeiras nos pênaltis e leva Supercopa do Brasil
Interior
Estado instala dez leitos de UTI’S no Hospital da Vida, em Dourados
Campo Grande
Praças da PM e CBM realizam prova de Processo Seletivo Interno neste domingo