Menu
Busca Qui, 05 de agosto de 2021
(67) 9.9928-2002
Artigo

O que é radiodifusão?

11 abril 2018 - 17h24Por Redação Notícias VIP
Primeiramente devemos entender o que é radiodifusão. Para muitos, "radialista" se resume apenas no locutor que comunica por intermédio de uma emissora de rádio. Segundo a Lei 6.615/78, considera-se Radialista o empregado de empresa de radiodifusão que exerça uma das funções em que se desdobram as atividades mencionadas no art. 4º da Lei, ou seja, existem três atividades na profissão que são: Administração, produção e técnica e mais de 90 funções que são considerados RADIALISTAS.

Para que entendamos melhor, empresa de radiodifusão, segundo a Lei e toda empresa de radiodifusão é aquela que explora serviços de transmissão de programas e mensagens, destinada a ser recebida livre e gratuitamente pelo público em geral, compreendendo a radiodifusão sonora (rádio) e radiodifusão de sons e imagens (televisão), produtoras, fundações que explorem serviço de radiodifusão.

Por conseguinte os proprietários de empresas de rádios e televisões, tem outorgas que são públicas, mas detém as concessões para explorarem a radiodifusão em cada região.

Em suma, rádios, televisões e produtoras são "empresas e radiodifusão". Os donos das emissoras são considerados "radiodifusores" e os trabalhadores de rádio, televisão e produtoras são "radialistas" em diversas funções, temos como exemplo: Operadores de câmeras, editores de VT, diretor de imagem, operadores de caracteres, etc... tem essas funções, mas são RADIALISTAS, ou seja, o locutor é apenas uma das 94 funções que compreende a profissão. Pelo fato de ser uma das funções que mais se destaca na comunicação, digamos que é o único reconhecido pela sociedade como radialista.

Agora você já sabe que, quem trabalha por detrás das câmeras e microfones, independente da função que tem, são considerados RADIALISTAS!!!

CORONA 3

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mato Grosso do Sul
Inscrições prorrogadas para a segunda edição do Prêmio Inova
Oportunidade
Estão abertas as inscrições para curso de idiomas na UEMS
Brasília
PP não vai aceitar filiação de Bolsonaro
Dourados
Agesul retira mais de 800 toneladas de lixo das margens da MS-156 em Dourados
Interior
SubsRacial leva Campanha Julho das Pretas a Rochedo, com temas de saúde e educação
Mato Grosso do Sul
Temperaturas voltam a subir e ar seco segue predominando nesta quarta-feira
Mato Grosso do Sul
Governo investe R$ 5,8 milhões na pavimentação da MS-455, criando novo acesso a Capão Seco
Interior
Corpo de Bombeiros monitora incêndios com imagens de satélite e amplia fiscalização em áreas de focos
Campo Grande
Até quando a massa de ar frio polar vai atuar em Mato Grosso do Sul?
Esportes
Hoje é Dia: nota 10 de Comaneci e Dia do Futebol marcam semana