Menu
Busca Sáb, 24 de julho de 2021
(67) 9.9928-2002
PAPILOSCOPISTA

Parabéns Papiloscopista hoje é seu dia

05 fevereiro 2019 - 16h40

Na data de hoje (05/02), é comemorado o Dia do Papiloscopista, profissional valoroso que atua quando o crime já ocorreu, realizando o trabalho  da identificação humana, de inteligência e investigação da evidências para solucionar atos ilícitos.

A Delegacia Geral da Polícia Civil, através do Delegado Geral Dr. Marcelo Vargas Lopes, deseja a todos os Papiloscopistas  do Estado do Mato Grosso do Sul, felicidades pela sua data comemorativa e que continuem prestando esta excelente contribuição ao  “Povo Sul Mato-grossense”, com a mesma determinação e garra que lhe são peculiares.

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul tem as seguintes carreiras: delegado de polícia, agente de polícia judiciária, perito oficial forense, perito papiloscopista e agente de polícia científica. Perito papiloscopista é, portanto, uma importante categoria funcional do grupo da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.
A palavra papiloscopia é formada pelos radicais greco-latinos papila (papila) e skopein (examinar). No pilar do trabalho do papiloscopista, há que se constatar uma admirável maravilha da natureza.

AS IMPRESSÕES DIGITAIS E O ADN (ácido desoxirribonucleico) são as únicas características humanas que são exclusivas para cada indivíduo!  É por isso que a análise de impressões digitais continua a ser o método de eleição na identificação de indivíduos, para efeitos de investigação forense e criminal.

Papiloscopia define-se como “ciência que trata da identificação humana, por meio das papilas dérmicas, presentes na palma das mãos e na sola dos pés”. Ao perito papiloscopista incumbe a primordial responsabilidade da identificação humana.

O seu imprescindível trabalho na área científica, identificando autores de crimes, é realizado INTERNAMENTE (nos institutos de identificação, nos laboratórios, no Instituto Médico-Legal, nas Delegacias de Homicídios, etc.) e EXTERNAMENTE (no local onde o crime ocorreu, por meio de colheitas de impressões digitais e de outros vestígios), podendo ainda, em muitos casos, constatar a materialidade do crime.

 

Texto de Cesar José Maksoud

PCMS

news

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dourados
Agesul retira mais de 800 toneladas de lixo das margens da MS-156 em Dourados
Interior
SubsRacial leva Campanha Julho das Pretas a Rochedo, com temas de saúde e educação
Mato Grosso do Sul
Temperaturas voltam a subir e ar seco segue predominando nesta quarta-feira
Mato Grosso do Sul
Governo investe R$ 5,8 milhões na pavimentação da MS-455, criando novo acesso a Capão Seco
Interior
Corpo de Bombeiros monitora incêndios com imagens de satélite e amplia fiscalização em áreas de focos
Campo Grande
Até quando a massa de ar frio polar vai atuar em Mato Grosso do Sul?
Esportes
Hoje é Dia: nota 10 de Comaneci e Dia do Futebol marcam semana
Saúde
Covid-19: Brasil soma 541,2 mil mortes e vai a 19,3 milhões de casos
Violência
Em vídeo exclusivo, DJ Ivis pede perdão a Pamella e a todas mulheres
Tempo
Ela vem: frente fria vai derrubar temperaturas para menos de 3ºC e causar geada em MS, diz previsão