Menu
Busca Sáb, 25 de setembro de 2021
(67) 9.9928-2002
Geral

Parceria da Sedhast facilita rotina de trabalho dos conselheiros da criança e do adolescente

03 fevereiro 2021 - 07h00Por AB/PMS

Os conselheiros municipais da Criança e do Adolescente, dos 79 municípios do Estado, agora contam com uma nova ferramenta tecnológica para as atividades do dia a dia. Um novo módulo de trabalho para esses conselheiros já está disponível na plataforma Rede SUAS MS. A inovação é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social (Sedhast) e a Superintendência da Gestão da Informação (SGI).

Antes da implantação dessa nova ferramenta todo o processo desenvolvido pelas secretarias executivas dos conselhos municipais, por exemplo, o registro de relatórios, inscrição de entidades, visita e fiscalização dos conselheiros, era realizado manualmente. Agora, com essas informações on-line, qualquer dado pode ser acompanhado em tempo real pelos próprios conselheiros, gestores municipais e pela área responsável no Estado. Com as informações no sistema, mesmo se houver troca de conselheiro o histórico dos arquivos fica disponível.

“Temos que ressaltar que os conselheiros já trabalham com o sistema do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), porém o módulo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) terá toda informação de acompanhamento da criança e do adolescente. Já foram realizadas as capacitações dos técnicos estaduais que serão responsáveis pelo acompanhamento junto com os conselheiros dos municípios’’, explica a técnica da Superintendência de Direitos Humanos da Sedhast, Ana Lucia Souza.

Exemplo da tela do novo módulo

Os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) são órgãos paritários que contam com a participação da sociedade civil e do Poder Executivo municipal.

Ele propõe, delibera e controla as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Também faz o registro de entidades que atuam com crianças e adolescentes e acompanha se os projetos e programas realizados atendem aos requisitos da legislação.

Valeska Silva (estagiária de jornalismo - Programa Vale Universidade), sob supervisão de Leomar Alves Rosa - Sedhast

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campo Grande
Croquete de mandioca com carne: petisco saboroso e prático
Politicos
Vai vendo Brasil!
Religiosos
Padre é preso por desviar dinheiro da igreja para orgias gays e drogas
Brasil e Mundo
Covid-19: Brasil registra 19,4 mil casos e 699 mortes em 24h
Justiça
STF decide se os estados devem pagar hospitais pela tabela SUS
Geral
Anatel aprova leilão da exploração do acesso móvel na tecnologia 5G
Inclusão
Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência
Campo Grande
Preso em ação contra corrupção em MS era o 'braço direito' do ex-prefeito e 'quem assinava os cheques', diz polícia
Operação Policial
Polícia Federal faz operação para combater fraude no INSS do Amazonas
Campo Grande
Ameaça de delação de Gilmar Olarte causa 'espanto', afirma procurador-chefe do MP