O sistema é operado em regime de concessão pela Empresa Andorinha desde o ano de 1976, a licitação foi aditivada algumas vezes, e hoje não existe mais o contrato, o prazo venceu, e não pode ser mas aditivado.
Desde 2011, o assunto vem sendo abordado pelo vereador e presidente da Câmara Municipal de Corumbá, Evander Vendramini (PP) que inclusive realizou duas audiências públicas para discutir a questão, e executou uma denúncia diretamente ao Ministério Público, que se tornou uma ação contra à empresa, e outra ação contra o Governo do Estado.
Evander destaca que 7 anos se passaram, e o Governador Reinaldo Azambuja alega que tem que ser feito um plano diretor, e requer 3 anos para a realização.
" O contrato de concessão do serviço entre o Estado e a Andorinha foi assinado 42 anos após o processo licitatório. Não existe nem aditivos e a empresa está operando o trecho mediante autorizações, o que contraria a legislação e causa transtornos à população", explica.
Segundo o vereador é necessário sanar a ilegalidade que tanto prejuízo tem trazido para a nossa população. Estamos brigando por uma nova licitação do sistema para que tenhamos duas ou três empresas operando no trecho.
"A nossa intenção juntamente com à população é colocar um ponto final no monopólio do sitesma do transporte entre Corumbá e Campo Grande. A luta é que novas empresas passem a atuar no trecho e que, assim, a população tenha um maior conforto, com ônibus novos e modernos, além de preços de passagens mais acessíveis" , desabafa.
O Governo anunciou a realização de um Plano Diretor do Transporte Intermunicipal de Passageiros explica Evandro, e que acompanhará de perto as discussões para formação do TAC entre o Estado e o MPE.
"Queremos estar presentes nas discussões e ressaltar a importância da presença da 5ª Promotoria do Ministério Público, na pessoa do promotor Luciano Bordignon Conti, no processo", reforçou.
A solicitação de Evander será encaminhada juntamente com abaixo-assinado de aproximadamente 80 mil assinaturas ao Governador Reinaldo Azambuja, e ao secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Marcelo Miglioli.
Abaixo-assinado
Os vereadores Evander Vendramini e Chicão Viana, com apoio de todos os demais pares da Câmara Municipal, lançaram uma campanha visando coleta de assinatura da população (abaixo assinado) pelo fim do monopólio do transporte intermunicipal, que será entregue até o final de abril ao Governador Azambuja.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande
Presidente do TJ recebe visita do Cônsul da República do Líbano

Covid 19 em MS
SES inicia tratativas para evitar que nova variante do coronavírus chegue no Estado

Covid 19 em MS
Com situação de leitos preocupante, Capital registra 542 novos casos de Covid -19 nas últimas 24 horas

Saúde pública
Sejusp e Hospital do Amor firmam parceria em benefício de servidores

MS
Polícia Ambiental disponibiliza Cartilha do Pescador 2021 com todas regras de pesca

Turismo
Projeto de concessão de parques estaduais vai alavancar o turismo do Estado, avaliam prefeitos

Geral
Como descobrir se seus dados pessoais estão sendo utilizados por terceiros?

Juventude
Conselho Estadual da Juventude abre processo seletivo para representantes da sociedade civil

Tempo e temperatura
Fevereiro termina com pancadas de chuva e máxima de 36°C em Mato Grosso do Sul

Corumbá