Menu
Busca Sex, 19 de julho de 2019
(67) 9.9928-2002
INTERNACIONAL

Porta-voz da igreja em Paris diz que “nada restará” em Notre-Dame após incêndio

De acordo com o porta-voz da catedral, o incêndio começou bem no momento em que se encerrava o horário de visitação

16 abril 2019 - 07h30

Diante das chamas que consomem a Catedral de Notre-Dame, em Paris, um porta-voz da igreja afirmou na segunda-feira (15/04/19) que “não restará nada” da sua estrutura interior feita de madeira. Em poucos minutos, as chamas consumiram todo o telhado e a torre do monumento, levando-os abaixo. “Está tudo queimando, não restará nada da estrutura, que data do século 19, de um lado, e do 13, do outro”, lamentou André Finot.

Segundo Emmanuel Grégoire, vice-prefeito de Paris, uma missão especial foi iniciada para tentar salvar as obras de arte no local. Dentro da igreja, há um acervo de importância artística inestimável, incluindo um órgão do século 17 ainda em funcionamento. Há também pinturas e gravuras que relatam a história da catedral e da cidade de Paris.

Dezesseis estátuas de bronze haviam sido removidas na semana passada por conta das reformas do edifício que estão em curso. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio provavelmente está ligado às obras. A procuradoria francesa já abriu uma investigação para determinar o que iniciou o fogo.

De acordo com o porta-voz da Catedral de Notre-Dame, o incêndio foi declarado às 18h50 do horário local (13h50 de Brasília), praticamente na mesma hora em que acaba o horário de visitação (18h45).

No ano passado, a Igreja Católica na França lançara um apelo urgente pela mobilização de fundos para salvar a igreja, que estava começando a desmoronar. A catedral gótica, rodeada pelas águas do Rio Sena, recebe em média 12 milhões de visitantes ao ano, mais até do que a Torre Eiffel.

O edifício foi construído ao longo de 200 anos, entre 1163, durante o reinado de Luis VII, e 1345, tendo completado 850 anos em 2013. Dentro da igreja, há um acervo de importância artística inestimável, incluindo um órgão do século 17 ainda em funcionamento. A catedral é também famosa por ser o cenário do romance Nossa Senhora de Paris, do escritor Victor Hugo. Com informações, Metrópoles.

Liberdade de expressão

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campo Grande
Marcos Trad faz gestão de pura maquiagem
Fronteira sangrenta
A eficiência dos policiais paraguaios
Aviação
Avião faz pouso de emergência em praia dos EUA
JUSTIÇA
Governo de MS publica lei que proíbe venda de canudos plásticos
Ministério Público Federal
Procurador sobre a Lava Jato: 'É o momento mais grave'
Campo Grande
Bebê cai, passa mal e morre em unidade de saúde
Viral nas redes sociais
VÍDEO: Conheça Chico, o cachorro ‘demônio’ que destruiu tudo e deixou dona desesperada
POLÍTICA
Bolsonaro pode extinguir Ancine ou tirá-la de ministério
Polícia
Homicida é preso no interior do Paraná
Campo Grande
Trad dispensa Auxiliares Pedagógicos para alunos especiais