Menu
Busca Ter, 21 de janeiro de 2020
(67) 9.9928-2002
Saúde

Terceiro Turno nas unidades Básicas de Saúde é uma estratégia de saúde preventiva e fortalecimento da atenção básica

04 abril 2018 - 08h39Por Redação Notícias VIP
Pesquisa realizada no período de 2008 a 2012 constatou que no município de campo grande, os óbitos decorrentes das Doenças do Aparelho Circulatório, ocorridos em 2012, por faixa etária, risco de morte, encontrava-se em primeiro lugar, de um total de 1.352 óbitos, apresentava um percentual de 29,75% do total de óbito de todas as causas. 

As Doenças Isquêmicas do Coração (Infarto Agudo do Miocárdio, dentre outras), ocupam o primeiro lugar, com 478 óbitos e um percentual de 35,35%. A faixa etária de maior risco é há de 50 anos acima e o sexo masculino é o mais atingido. 

 Doenças Cérebro Vasculares (Derrames cerebrais e outras), ocupam o segundo lugar, com 420 óbitos e um percentual de 31,06%. A faixa etária mais atingida é há de 50 anos acima e o sexo mais atingido é o feminino.
 
As Doenças Hipertensivas (Decorrentes da Hipertensão Arterial, dentre outras), ocupam o terceiro lugar, com 166 óbitos  de todas as causas, as Neoplasias, aparecem em 2º lugar , registrando 892 óbitos em 2012, representando 19,36% do total dos óbitos de todas as causas.
 
Diante deste cenário, a Gestão Bernal, através da Secretaria de Saúde de Campo Grande, implantou em 2013 o projeto Terceiro Turno em 20 unidades Básicas de Saúde da Família, visando reduzir o índice de mortalidade e fortalecer atenção primária. 

O projeto terceiro turno era constituído por uma equipe multiprofissional de Médicos, Enfermeiros, Educador Físico, Assistentes Sociais, Técnico de Enfermagem e Administrativo.

 O horário de funcionamento das 20 Unidades Básicas de Saúde era das 17hs às 22hs e os resultados obtidos foram fantásticos.
 
Os resultados obtidos foram: a ampliação do acesso à saúde da população, o atendimento continuo e sistemático considerando as linhas de cuidados - RAPS (sofrimento ou transtorno mental e com drogas) - Equipe Móvel de Psiquiatria e Consultório na Rua; Atendimento Materno Infantil (gestantes e menor que 2  anos); Atendimento aos pacientes com Doenças crônicas não transmissíveis (obesidade ou desnutrição; Atendimento aos pacientes  Renais Crônico; Deficiência e diagnóstico de  câncer); Diabéticos, Hipertensos, por meio das ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde. 

A Ampliação da oferta de consultas no período noturno proporcionou a redução das filas nas unidades Básicas de Saúde da família e unidades básica de saúde, no período matutino e os pacientes não precisavam mais ficar de madrugada nas unidades esperando para marcar consultas. 

A implantação do Terceiro Turno, refletiu diretamente na redução da superlotação das Unidades de Pronto Atendimento 24 horas e redução das internações hospitalares. 

Mais de 140 mil pessoas foram beneficiadas com o Terceiro Turno em Campo Grande-MS, período de agosto de 2015 a dezembro de 2016.   Atualmente, não existe mais o TERCEIRO TURNO nas 20 Unidades Básicas de Saúde de  Campo Grande. 

Infelizmente, a atual Gestão resolveu acabar com o projeto Terceiro Turno, por entender que a Saúde Pública, gerou muitas despesas para o município.

 No meu entendimento, Saúde Pública não é despesa. Saúde Pública é Investimento. A vida humana tem um valor imensurável e investir na vida é priorizar as pessoas em primeiro lugar.

Adm.Ivandro Fonseca-  prof.Universitário , Pós graduado em Administração Hospitalar - São Camilo- RJ,  Pós graduado em gestão de saúde- Faculdade Paulista de Medicina e ex-secretário de saúde de campo grande.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campo Grande
Região nobre da capital reclama de Trad
Fronteira violenta
Polícia apreende arma e dinheiro em Ponta Porã
Fronteira
Droga potente e cara
Estados Unidos da América
Começa o julgamento do impedimento de Donald Trump
Caarapó
Filha foge e deixa pai trancado depois de tentativa de estupro
Campo Grande
Motorista de aplicativo é roubado por menores
Geral
Mega-Sena sorteia 32 milhões nesta terça (21/01)
Polícia
Empresário que estava no motel com veterinária morta, compareceu na polícia para evitar prisão
Campo Grande
Guanandi foi esquecida pela prefeitura
Eldorado
Policiais do DOF apreendem mais de 22 mil pacotes de cigarros contrabandeados em Eldorado