Menu
Busca Sex, 15 de janeiro de 2021
(67) 9.9928-2002
RURAL

Vacinação contra febre aftosa começa a partir de 1º de maio

Por Carol Assis
A partir de 1º de maio começa a vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul, para os proprietários das regiões do Planalto, Fronteira e Pantanal. A previsão do Governo do Estado é de imunizar 21 milhões de animais entre bovinos e bubalinos (búfalos) nesta campanha. Por questões de manejo, a Iagro disponibiliza a antecipação da vacina 15 dias antes do início da campanha.

Mas os produtores interessados precisam fazer um requerimento que passará por análise dos técnicos do órgão estadual. Independente deste prazo, o registro da vacinação só poderá ser feito a partir de 1º de maio. A antecipação da vacina pode ser feita a partir do dia 16 de abril, segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

O órgão é vinculado a Semagro (secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Cronograma - No Planalto e na Fronteira a vacinação acontecerá de 1º a 31 de maio, e o registro deve ser feito de 1º de maio a 15 de junho. Os proprietários da região do Pantanal que optarem pela vacinação de todo o rebanho em maio, deverão vacinar de 1º de maio a 15 de junho e o registro de 1º de maio até 2 de julho.

A Iagro publicou instrução de serviço em que orienta produtores da região do Pantanal que em caso de enchente na propriedade, a retirada dos animais deve ser requerida junto ao órgão. Caso o destino seja informado previamente, será feita a emissão de GTA, caso não informe o local o serviço oficial deve controlar e acompanhar a movimentação dos animais.

A partir do dia 27 de abril o produtor poderá comprar a vacina contra a febre aftosa nas revendas do Estado, sem a necessidade de emissão de autorização de compra pela Iagro, explica o diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta.
racismo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mundo
Terremoto na Indonésia mata pelo menos 35, fere centenas
Concurso
Edital Polícia Federal: SAIU! 1.500 vagas na PF! Veja AQUI!
Oportunidade
Com 1.101 vagas, inscrição para vestibular UEMS 2021 vai até 24 de janeiro
Ferrovia
CAF vai financiar projeto de viabilidade da relicitação da ferrovia Malha Oeste
Tempo
Fim de semana será de tempo instável e temperaturas amenas
Colapso
Amazonas decreta toque de recolher devido a covid-19
Dourados
Prefeito Alan Guedes paga só 85% da folha de dezembro dos funcionários.
Municipiis
Frente de prefeitos: há seringas suficientes para começar vacinação
Desemprego
MPT abre inquéritos para avaliar danos sociais do fechamento da Ford
Ms
MS tem seringas e agulhas garantidas para iniciar vacinação contra Covid-19