Menu
Busca Sex, 30 de julho de 2021
(67) 9.9928-2002
INTERIOR

Força-tarefa é montada com apoio de ribeirinhos para retirar vegetação em excesso de rios do Pantanal

19 fevereiro 2019 - 07h30

Uma força-tarefa está sendo montada para resolver de forma emergencial a retirada de vegetação no rio Taquari, em Corumbá (MS). A previsão é que o percurso seja liberado até terça-feira (19).

De acordo com a Administração Hidroviária do Paraguai (Ahipar), a região do rio Negrinho e do Taquari atualmente é de competência do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), e que por isso eles não tem autonomia para fazer esse serviço.

A Ahipar informou ainda que uma parceria está sendo desenvolvida para fazer a retirada dos camalotes de forma a não obstruírem o rio novamente, porém, para o mês de maio. Neste período será aberta licitação para serviços no extremo norte do Paraguai e a ideia é acrescentar o rio Negrinho.

O Imasul informou que a responsabilidade do Instituto nesse caso é só com licença ambiental na região, ou seja, pode apenas dar um aval ou não para serviços que interfiram no meio-ambiente. Disse ainda que, neste caso emergencial, o Imasul não detecta qualquer problema no serviço de limpeza, e reforça que não é competência do Instituto fiscalizar ou fazer manutenção de rios.

Um dos piloteiros que trabalham no rio Taquari, Everton Androlage, participou de uma reunião na última sexta-feira (15) na sede do Ministério Público Federal. Ele conta que de certa forma se sente um pouco aliviado, porque pelo menos dessa vez uma medida emergencial de fato será feita para a limpeza do rio Negrinho, mas para que isso acontecesse, ele e outros piloteiros e também ribeirinhos precisaram se voluntariar.

A reunião com o Ministério Publico Federal aconteceu depois que muitas famílias da região do rio Taquari fizeram protestos, pedindo ajuda para que pudessem voltar pra casa. A manifestação começou no Porto Geral e se estendeu até a sede do MPF.

Com informações do G1MS

news

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mato Grosso do Sul
Inscrições prorrogadas para a segunda edição do Prêmio Inova
Oportunidade
Estão abertas as inscrições para curso de idiomas na UEMS
Brasília
PP não vai aceitar filiação de Bolsonaro
Dourados
Agesul retira mais de 800 toneladas de lixo das margens da MS-156 em Dourados
Interior
SubsRacial leva Campanha Julho das Pretas a Rochedo, com temas de saúde e educação
Mato Grosso do Sul
Temperaturas voltam a subir e ar seco segue predominando nesta quarta-feira
Mato Grosso do Sul
Governo investe R$ 5,8 milhões na pavimentação da MS-455, criando novo acesso a Capão Seco
Interior
Corpo de Bombeiros monitora incêndios com imagens de satélite e amplia fiscalização em áreas de focos
Campo Grande
Até quando a massa de ar frio polar vai atuar em Mato Grosso do Sul?
Esportes
Hoje é Dia: nota 10 de Comaneci e Dia do Futebol marcam semana