Menu
Busca Dom, 08 de dezembro de 2019
(67) 9.9928-2002
Sustentabilidade

Carrefour substitui sacolas plásticas por redes de algodão na compra de frutas e verduras

14 agosto 2019 - 16h30Por Razões Para Acreditar

Talvez um dos grandes desafios do século XXI seja observar e sentir o impacto da mudança climática e do aquecimento global e não saber exatamente por onde começar a consertar as coisas, mesmo que individualmente.

Felizmente, sabemos que boa parte da humanidade tem se mobilizado para virar esse jogo. Governos e empresas têm atuado para restringir a produção e o consumo desenfreado de plástico; além disso, universidades e centros de pesquisa, muitas vezes aliadas a startups, têm desenvolvido inovadores produtos sustentáveis e ecológicos que podem substituir os produtos plásticos sem a perda de praticidade e eficiência.

Nos últimos anos, o bambu, naturalmente considerado um material versátil e resistente, vem sendo bastante utilizado como uma alternativa sustentável aos produtos industriais do dia a dia.

No estado de Assam, na Índia, o jovem Dhritiman Bora coleta bambus pela selva e os transforma em vasos de plantio de mudas. Os vasos podem ser reutilizados ou facilmente transformados em outros tipos de produtos num segundo momento.

Indiano cria garrafas água ecológicas prova vazamentos feitas bambu

Dhritiman também desenvolveu uma técnica artesanal de produção de garrafas de bambu, substitutas perfeitas das suas versões plásticas. Elas são à prova de vazamentos e podem ser reutilizadas indefinidamente.

“Quando contida na garrafa, a água permanece fresca e limpa, e pode ser levada para qualquer lugar. As garrafas plásticas são muito ruins para a saúde e no verão não podem ser usadas, porque ficam quentes”, disse o jovem ao portal North East Today.Indiano cria garrafas água ecológicas prova vazamentos feitas bambu

Um dos principais desafios que Dhritiman Bora enfrenta é a falta de conscientização do povo indiano, que é resistente às alternativas de substituição do plástico.

Indiano cria garrafas água ecológicas prova vazamentos feitas bambuIndiano cria garrafas água ecológicas prova vazamentos feitas bambu

“Estamos fazendo um trabalho de conscientização para mudar isso… pessoa por pessoa. Mas não é uma tarefa fácil. Acho que demandaria anos. Mas sigo perseverante”, diz. “Ao mesmo tempo, vamos tornar o acesso às garrafas de bambu mais simples e fácil para que mais pessoas possam comprar.”

Indiano cria garrafas água ecológicas prova vazamentos feitas bambu

Com informações, Razões Para Acreditar.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Fake foi estratégia da eleição de Moro
Animais
Cachorro perdido a um ano regonhe seu dono
ENERGISA
Energisa é campeã em desrespeito ao consumidor
Caso Daniel
A Justiça é uma coisa, não confunda, pois Judiciário é outra coisa
Fronteira violenta
A cabeça foi cortada ao meio e estava com as outras partes do corpo no tambor.
Campo Grande
Para vender áreas públicas Trad vai acertar projeto de lei com vereadores
Campo Grande
Trad e seus vereadores vão gastar em propaganda e festas, entre outros fins, remanejam 240 milhões
Campo Grande
Trad e suas taxas para o povo pagar
Fronteira
"Quero a cabeça de meu filho" disse a mãe desconsolada
Inflação
A carne foi o item que mais subiu o preço