Menu
Busca Qui, 18 de julho de 2019
(67) 9.9928-2002
sustentabilidade

Cidade holandesa transforma telhado verde de paradas de ônibus em santuários para abelhas

11 julho 2019 - 16h00

A prefeitura municipal de Utrecht, na Holanda, sancionou uma lei há alguns meses que estabeleceu a criação de mais de 300 paradas de ônibus com telhado verde, ecologicamente amigáveis para abelhas.

Mais do que isso, os telhados cobertos por plantas e gramíneas servem como um escudo contra a luz do Sol, absorvendo o calor e tornando a temperatura do interior das paradas mais ameno e fresco para as pessoas.

O projeto de reforma ecológica da cidade holandesa tem sido posto em prática rapidamente: até o momento, 318 paradas de ônibus ganharam a cobertura ecologicamente correta.

 

De quebra, a cidade tem inspirado outras cidades da Holanda e até da União Europeia e seus 27 estados-membros a adotarem políticas públicas semelhantes.

O telhado verde é formado principalmente de suculentas, um tipo de planta conhecida por armazenar água da chuva, capturar partículas de poeira do ar e refrescar o ambiente ao redor durante o verão.

Como forma de incentivar seus cidadãos a adotarem os telhados verdes, a prefeitura de Utrecht está oferecendo subsídios para aqueles que quiserem substituir os telhados desgastados de suas casas por suas versões ecossustentáveis. Há subsídios disponíveis também para as pessoas que quiserem instalar painéis solares.

 

“Um telhado verde é bom para uma cidade saudável e habitável… que pode, portanto, lidar melhor com problemas climáticos. Ajuda a evitar inundações e garante que soframos menos com o calor ”, diz o site da cidade.

 

Painéis solares

A prefeitura de Utrecht também pretende instalar painéis solares nas paradas de ônibus.

E não para por aí: há quatro meses, a cidade anunciou que estaria substituindo seus atuais veículos de transporte por uma nova frota de ônibus elétricos. A meta é empregar uma frota de trânsito totalmente neutra em carbono antes de 2028.

Veja como ficaram as paradas que já têm telhado verde:

Com informações, Razões Para Acreditar.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campo Grande
Ladrões se dão mal ao cair da moto
Mega-Sena
Resultado do sorteio do concurso n. 2170
JUSTIÇA
Registro de crimes cai no primeiro trimestre do ano
JUSTIÇA
Em MS, homem é preso em casa com arma, munições e R$ 21 mil
MILICIA
PF investiga suposta 'milícia' que com ameaças, extorsões e violência estaria tentando controlar aldeia urbana em Campo Grande
JUSTIÇA
Professor pesquisado por acusado de matar Marielle renuncia à direção após ameaças
Exemplo
PREFEITO MEXICANO SE DISFARÇA DE DEFICIENTE PARA TESTAR FUNCIONÁRIOS E FOI ISSO QUE ELE DESCOBRIU
Pai ridiculariza filha publicamente por ela não apoiar o atual governo
INVESTIGAÇÃO
Arma achada na casa de Flordelis foi usada para matar pastor
INTERIOR
Esposa de defensor público é encontrada morta em residência em MS