Menu
Busca Ter, 03 de agosto de 2021
(67) 9.9928-2002
MUNDO ANIMAL

CONHEÇA OS ANIMAIS QUE SÃO TOPOS NAS CADEIAS ALIMENTARES

17 janeiro 2019 - 16h40

A cadeia alimentar é aquela sequência, unidirecional, de matéria e energia que é trocada entre os seres vivos pela alimentação. O que faz com que cada organismo dependa do outro para sobreviver nos mais diversos ecossistemas. É da cadeia alimentar que os seres vivos tiram sua energia e nutrientes e ela vai se diluindo a cada transferência.

E na cadeia alimentar, um superpredador ou um predador alfa é aquele que domina a cadeia, ou seja, está no topo dela por causa de suas características. Como eles são o topo, não têm rivais em seus habitats naturais, e o fato de ser o alfa depende do ecossistema em que dado animal está. Listamos aqui alguns desses animais que estão no topo das cadeias alimentares.

1 - Crocodilo

Eles são os maiores répteis do mundo e vivem em mangues, lagunas e partes baixas dos rios. Os crocodilos podem ser encontrados desde a Índia oriental até o sudoeste asiático. Eles são o topo da sua cadeia e emboscam suas presas, as afogando, podendo estes ser desde seres humanos até outros predadores.

2 - Urso marrom

Esse urso é encontrado na América do Norte, Europa e Ásia e é um dos maiores predadores do mundo. Eles têm natureza onívora e se alimentam de várias coisas como frutas, mel, insetos, salmão, aves e os ovos botados por elas, esquilos, alces e uma variedade de outras coisas.

3 - Dragão-de-komodo

Eles lagartos podem chegar a medir três metros e são os maiores existentes no mundo. Para atacar suas presas, eles fazem emboscadas e conseguem matar animais invertebrados, aves e mamíferos. O dragão-de-komodo pode ser encontrado nas ilhas indonésias de Komodo, Rinca, Flores, Gili Montag e Padar.

4 - Leopardo

Ele é um dos cinco maiores felinos do gênero Panthera. O leopardo se adapta ao ambiente em que está e são predadores ágeis e traiçoeiros. Eles caçam animais maiores que eles e têm músculos bastante potentes.

5 - Tigre

O tigre é o maior felino existente e pode ser encontrado no sul da Ásia, no sudeste asiático e na Sibéria. Ele pode chegar a pesar 388 quilos e eles usam suas listas como camuflagem. Suas presas são animais angulados e que vivem não tão longe de áreas com animais domésticos.

6 - Peixe dipnóico africano

Esse peixe parece uma enguia e é carnívoro. Ele é encontrado nas águas profundas e tem como presas crustáceos, insetos aquáticos, larvas e moluscos.

7 - Águia-coroada

Essa águia é encontrada na África subsaariana e central e é uma das mais poderosas da região por causa do tamanho de suas presas. Ela se alimenta de mamíferos como macacos e pequenos antílopes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte:fatosdesconhecidos

vacina sim

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mato Grosso do Sul
Inscrições prorrogadas para a segunda edição do Prêmio Inova
Oportunidade
Estão abertas as inscrições para curso de idiomas na UEMS
Brasília
PP não vai aceitar filiação de Bolsonaro
Dourados
Agesul retira mais de 800 toneladas de lixo das margens da MS-156 em Dourados
Interior
SubsRacial leva Campanha Julho das Pretas a Rochedo, com temas de saúde e educação
Mato Grosso do Sul
Temperaturas voltam a subir e ar seco segue predominando nesta quarta-feira
Mato Grosso do Sul
Governo investe R$ 5,8 milhões na pavimentação da MS-455, criando novo acesso a Capão Seco
Interior
Corpo de Bombeiros monitora incêndios com imagens de satélite e amplia fiscalização em áreas de focos
Campo Grande
Até quando a massa de ar frio polar vai atuar em Mato Grosso do Sul?
Esportes
Hoje é Dia: nota 10 de Comaneci e Dia do Futebol marcam semana