Menu
Busca Dom, 18 de agosto de 2019
(67) 9.9928-2002
JUSTIÇA

Governo de MS publica lei que proíbe venda de canudos plásticos

A lei entra em vigor em 30 dias. O texto publicado nesta quinta-feira estipula prazo de 12 meses para a substituição dos materiais por outros alternativos.

18 julho 2019 - 17h30Por G1 MS

Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (18) a lei sancionado pelo governador Reinaldo Azambuja, que proíbe o fornecimento de canudos plásticos em hotéis, restaurantes, bares, padarias, conveniências, clubes, salões de dança e eventos musicais, entre outros estabelecimentos de Mato Grosso do Sul. A lei entra em vigor em 30 dias.

O governador vetou alguns artigos, como o que previa punição, de R$ 5,7 mil, em caso de descumprimento. O valor dobraria se houvesse reincidência, e o comerciante poderia ter a licença até suspensa se a situação não fosse solucionada. O governo pontuou ainda que essas penalidades são atribuições exclusivas do Executivo e não uma iniciativa, da Assembleia por meio de num projeto de lei.

O texto publicado nesta quinta, estipula prazo de 12 meses para a substituição dos materiais plásticos para recicláveis, comestíveis ou biodegradáveis. Segundo o governo, a iniciativa acompanha um movimento observado em outros estados e municípios, como São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Corumbá já havia proibido
A lei que torna proibida a comercialização de canudos e copos plásticos em Corumbá foi promulgada pela Câmara de Vereadores de Corumbá e publicada no Diário Oficial do município, no início maio.

Segundo o vereador Youssef el Salla, autor do projeto, a mudança vai possibilitar a preservação cada vez maior do Pantanal.

A fiscalização ficará por conta do setor de posturas da prefeitura de Corumbá. De acordo com o chefe do setor, empresas que vendem produtos de plástico para festas ainda poderão comercializar o produto. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fronteira sem segurança
Dos dois lados mais de 150 mortes violentas praticados pelo crime organizado
Campeonato Brasileiro
Palmeiras inicia neste sábado maratona decisiva contra o Grêmio
Economia
Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 24 milhões
Polícia
Não brinca com mulher " nervuda"
Entretenimento
O mistério do "Homem Tv" que está intrigando as autoridades no EUA
Internacional
Mais de 11 mil pássaros são encontrados mortos nos EUA após tempestade de granizo
Nova Andradina
Na frente da prefeitura carro bate em árvores
Cultura
Dia do Pão de Queijo: conheça a história e aprenda a fazer este quitute mineiro
Enquete
Você acha que os atuais vereadores merecem se reeleger? Participem
Brasil e Mundo
Plantação com 40 mil pés de maconha é encontrada com a ajuda de um drone