Menu
Busca Ter, 02 de março de 2021
(67) 9.9928-2002
MUNDO ANIMAL

Para que servem as listras das zebras?

19 janeiro 2019 - 11h11

Como bem sabemos, a seleção natural é a culpada por grande parte das características que temos. Não apenas nós como os animais também e é claro que as listras das zebras também são resultado de uma série de testes da natureza e então, com certeza existe um motivo para existirem. Vamos descobrir qual é ele?

Até o momento, especialistas tinham traçado inúmeras funções hipotéticas dizendo que as listras serviam para retenção de calor ou ainda como estratégia para se camuflar. Como bem sabemos, as zebras não vivem sozinhas, na verdade, elas se locomovem e ficam sempre em rebanhos e toda essa movimentação de listras cria um tipo de ilusão de óptica que dificulta a distinção do que é individual. Ou seja, um grupo com 10 zebras pode parecer de duas a três vezes maior do que realmente é.

Além disso, descobriu-se recentemente que as listras tem uma terceira utilidade, elas servem para expelir as incomodativas mosquinhas chamadas ‘mutucas’ que são extremamente comuns em climas secos e quentes onde as zebras costumam habitar. Essa hipótese foi levantada pela primeira vez em um artigo na revista Nature em 2014, porém foi levado com descrédito pela comunidade científica. Porém, recentemente cientistas húngaros realizaram uma pesquisa por outro caminho para descobrir se isso é ou não realidade.

Para tanto, eles investigaram pinturas corporais listradas que imitam o padrão das zebras realizadas por tribos africanas, australianas, de Papua Nova Guiné e também de outras localidades na América do Norte. Esses estudiosos disseram que certamente existe uma função para tal hábito mesmo que haja um significado cultural para diferir as etnias. Para a experiência, foi necessário o uso de três manequins onde um tinha pele escura, outro pele clara e o terceiro com listras brancas pintadas. Esses bonecos foram deixados em uma pradaria próxima a Szokolya, na Hungria, durante o verão. Então, foram contadas as picadas que cada um dos manequins ‘recebeu’.

Para que fosse possível alguma análise, os bonecos foram cobertos por um tipo de material adesivo que grudava as mutucas sempre que elas tentavam se aproximar da ‘pele’, assim permitindo uma contagem precisa. Como resultado, foi possível perceber que as mutucas preferiram o manequim de pele escura, chegando a pica-lo 10x mais do que o modelo com listras e 2x mais do que o com pele clara. Ou seja, os insetinhos odeiam listras!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte:tricurioso

Deixe seu Comentário

Leia Também

Reação contra deputados
"A covardia dos deputados estaduais é bizarra, multar quem tomar ou aplicar a vacina? A vida e saúde é direito constitucional e dever do estado", disse Alcides Bernal (PP).
Mato Grosso do Sul
Deputados aprovam multa de R$ 88,1 mil para ‘fura-fila’ da vacina contra Covid-19 em MS Proposta de lei penaliza agente de saúde responsável pela aplicação da vacina e a pessoa imunizada
Paraguai
Dois policiais são atacados dentro de Posto Policial perto de Bella Vista Norte
Campo Grande
Tradicional demora no atendimento na saúde, revolta a população contra Trad
Campo Grande
Detran Digital: Proprietários de veículos e condutores agora devem atualizar endereços pela internet
Tempo e temperatura
Terça-feira de sol entre nuvens e chuvas isoladas
Campo Grande, MS.
Reinaldo Azambuja paga hoje o salário de todos os funcionários, inativos e pensionistas do estado.
Campo Grande
O funcionalismo público reclama do prefeito Marcos Trad, que segura o pagamento de 27 mil trabalhadores da prefeitura.
Campo Grande
Prefeitura vai pagar a folha somente no dia 5, mas o Governador afirmou que os servidores estaduais receberão amanhã (02)
Brasíl
Mês de março tem Dia da Mulher, início do outono e Dia da Água