Busca Dom, 23 de fevereiro de 2020
(67) 9.9928-2002
Entretenimento

Nobel de física: 'Os humanos não poderão migrar para fora do Sistema Solar'

O ganhador do Nobel de Física afirma ser uma "loucura absoluta" achar que poderemos emigrar para exoplanetas e nos aconselhou a cuidar melhor do planeta Terra, que é "totalmente habitável".

11 outubro 2019 - 18h00Por Sputniks Brasil News

Michel Mayor, físico ganhador do Nobel de Física de 2019, afirmou em coletiva de imprensa na Espanha que os seres humanos nunca serão capazes de viajar para fora do Sistema Solar.

"Se estivermos falando de exoplanetas, temos que deixar algo muito claro: nós não migraremos para lá."

Migração seria impossível por causa da distância ente a Terra e exoplanetas, inclusive os mais próximos.

Se algum dia a vida na Terra não for mais possível, seria "uma loucura absoluta" pensar que poderemos estabelecer colônias em exoplanetas, ressaltou.

O cientista explicou que "mesmo se tivéssemos a sorte de encontrar um planeta habitável que não estivesse longe demais, por exemplo, há dezenas de anos-luz, que seria o equivalente a distância daqui até a esquina", ainda demoraríamos um tempo considerável para fazer a viagem.

"Estamos falando de centenas de milhões de dias, utilizando os meios que temos disponíveis hoje", explicou.

Em outubro de 1995, o cientista suíço, então professor da Universidade de Genebra, e o doutorando Didier Queloz encontraram o primeiro exoplaneta, algo que até então era considerado pura ficção científica.

Desde então, mais de 4.000 exoplanetas foram encontrados na nossa galáxia. "Com meu colega, começamos esta busca por planetas, mostramos que era possível estudá-los", disse Michel Mayor.

De qualquer forma, Mayor enfatizou que a pergunta a ser respondida pela próxima geração é se existe vida em outros planetas.

"Nós não sabemos! A única forma de saber é desenvolver técnicas que nos permitam detectar a vida à distância", afirmou o cientista.

Para isso, o ganhador do Nobel de Física aconselhou que nós tomássemos cuidado com o nosso planeta, descrito por ele como "muito bonito e completamente habitável".

Na terça-feira (8), os ganhadores do Nobel de Física foram anunciados, sendo eles os cientistas James Peebles "por descobertas teóricas na cosmologia física" e Michel Mayor e Didier Queloz "pelo descobrimento de um exoplaneta orbitando uma estrela como o Sol".

DENUNCIE VIOLENCIA CONTRA A MULHER