Menu
Busca Qua, 24 de abril de 2019
(67) 9.9928-2002
SAÚDE

Três tipos de alimentos que ajudam a controlar o apetite

A escolha de determinadas classes de alimentos pode ter impactos expressivos na redução do apetite

12 fevereiro 2019 - 11h00

Alguns alimentos promovem a sensação de saciedade prolongada e, com isso, favorecem o controle do apetite. Geralmente as fibras e os grãos, se usados de forma adequada, podem ajudar a moderar o apetite", afirma Denise Boia, nutricionista do Núcleo de Tratamento da Obesidade Mórbida (Nutom) do Hospital Badim, no Rio de Janeiro, em declarações à BBC Mundo.

Com o auxílio de nutricionistas, a publicação divulga três classes de alimentos, que podem ajudar na sensação de saciedade e na perda de peso:

1) Fibras e grãos

Frutas, verduras, legumes, leguminosas e grãos como aveia, linhaça, chia e sésamo são ricos em fibras solúveis e ajudam a atenuar o apetite.

"As fibras solúveis, quando em contato com água, aumentam o volume gástrico e promovem a sensação de saciedade", explica a nutricionista Tainá Gaspar.

"Esses alimentos, além de fontes de fibra, são ricos em triptofano, que é um aminoácido que participa na síntese de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor e o sono", explica Boia.

Estes alimentos possuem também altas concentrações de magnésio, crómio, selênio e vitaminas do complexo B. "Esses nutrientes participam de reações químicas vitais para o organismo, além de melhorarem as defesas do corpo", complementa.

As fibras podem ser ingeridas às principais refeições, incluindo no café da manhã, almoço e jantar, e também em lanches intermédios, promovendo a sensação de saciedade, recomendam as nutricionistas.


2) Proteínas e gorduras (mas as insaturadas)

Tanto as proteínas quanto as gorduras insaturadas retardam o esvaziamento gástrico, ou seja, a saída do alimento para o intestino, promovendo sensação de saciedade por mais tempo após as refeições, explica Gaspar. Entre os alimentos proteicos, estão as leguminosas, como o feijão, lentilhas, ervilhas, o grão de bico e a soja, além de carnes, ovos e laticínios.

Já os alimentos ricos em gordura insaturada incluem o abacate, as castanhas e outras sementes oleaginosas, o azeite e outros óleos vegetais. Esse tipo de gordura, encontrada principalmente nos vegetais, também possui um efeito positivo no corpo, auxiliando o organismo a combater o colesterol mau, o triglicéridos e a controlar a pressão arterial, além de ajudar na redução do apetite.

3) Alimentos de ação termogênica

Junto com alimentos que ajudam a controlar o apetite, é possível adicionar opções que favorecem uma ação termogênica no organismo - ou seja, aumentam a temperatura corporal e, com isso, aceleram o metabolismo basal para a produção de energia. "Com isso as células de gordura são queimadas e transformadas em energia", explica Boia.

Em geral os ingredientes com essas características são condimentos, conforme detalha a especialista na lista que se segue:

a) Pimenta vermelha: possui a substância capsaicina, que auxilia o cérebro a acelerar a queima da gordura.

b) Canela: atua como um hipoglicemiante natural e, assim, auxilia na queima das gorduras, nivelando a glicêmia.

c) Gengibre: além de acelerar a queima de gorduras, tem propriedades anti-inflamatórias, auxiliando nos casos de obesidade. "Essa é uma doença crônica e progressiva, que gera inflamação em diversos tecidos do organismo, inclusive fígado e pâncreas, órgãos alvo do nosso metabolismo", explica Boia.

d) Cúrcuma: funciona como um antioxidante natural.

 

 

Reforma da Previdencia

Deixe seu Comentário

Leia Também

MEIO AMBIENTE
'Bioinvasão' com aproximadamente 200 mil javalis causa prejuízos e reação de caçadores em SC
POLICIA
Homem é preso após fazer compras usando nome de major do Exército assassinado a facada em MS
Estudantes brasileiros presos com álcool e drogas em festa serão expulsos do PY
ECONOMIA
Etanol deve alcançar recorde de produção com 33,14 bilhões de litros
GOLPISTAS
Dourados: Jovem cai em golpe pela internet e perde mais de R$ 4 mil em assalto, por uma agiota
POLÍTICA
CAOS BOLSONARISTA FAZ DESEMPREGO CRESCER EM MARÇO
POLÍTICA
Maia cobra participação de Bolsonaro em esforço pela reforma da Previdência
SORTUDO!
Homem se torna mais rico do Brasil após erro da Caixa
JUSTIÇA
Advogado pede que CNJ instale ponto eletrônico para juízes em fóruns
SAÚDE
Hematoma que surge espontaneamente pode ser sinal de doenças