Um fazendeiro, 37 anos, foi autuado durante fiscalização ambiental em uma fazenda, na manhã desta sexta-feira (13), em Nova Andradina, a 297 quilômetros de Campo Grande. A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Batayporã apreendeu embalagens e agrotóxicos que eram dispostos e armazenados de forma irregular e tanque com derramamento de material combustível.
De acordo com os militares, os produtos apreendidos estavam dentro de um barracão, sem proteção do solo e expostos a intempéries. Havia agrotóxico derramado no local e em uma caçamba, com possível risco de contaminação do solo, pessoas e animais.
Os agrotóxicos não possuíam rótulos de risco. A destinação das embalagens dos produtos perigosos contrariava as normas técnicas e a legislação ambiental, bem como a bula dos próprios produtos.
Nas imediações do depósito dos agrotóxicos, os policiais localizaram um taque para armazenamento de material combustível, do qual havia vazado grande quantidade de óleo queimado, com contaminação do solo.
O fazendeiro, residente em São Paulo (SP), foi notificado a tomar as providências para a destinação adequada dos produtos e resíduos perigosos, conforme determina a legislação e para remoção dos produtos combustíveis no solo e legalização do posto de abastecimento. A PMA multou o suspeito em R$ 30 mil.
O infrator também poderá responder por crime ambiental de armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente. A pena para o crime é de um a quatro anos de reclusão.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande
Chuvas e temperatura amena em MS, nesta terça-feira.

Mundo
China enfrenta pior surto de covid-19 desde março de 2020

Governo federal
Vacinação contra covid-19 começa ainda hoje nos estados, diz Pazuello

Trânsito
DPVAT: Seguro obrigatório não será cobrado em 2021

Covid 19 em MS
Secretário de Saúde do MS anunciou trazer vacinas contra Covid 19

Tempo
Meteorologia prevê semana chuvosa em Mato Grosso do Sul

Vacina
Enfermeira negra é primeira pessoa vacinada contra covid-19 no Brasil

Vacina
Técnicos da Anvisa recomendam uso emergencial da vacina de Oxford

Campo Grande
Briga de trânsito na V. Aimoré termina com agressão a facão

Covid 19 em MS