Menu
Busca Sáb, 24 de julho de 2021
(67) 9.9928-2002
SAÚDE

7 FORMAS SURPREENDENTES QUE NOS FAZEM INFLUENCIAR A SAÚDE DO NOSSO CÉREBRO

25 janeiro 2019 - 17h50

Nosso cérebro é, de longe, um dos órgãos mais importantes para nossa sobrevivência. Prova viva disso é que quando ele para de funcionar, nós morremos. Mesmo que todos os órgãos funcionem normalmente, de nada irá adiantar se o cérebro não funcionar.

 

O cérebro é também um órgão cheio de mistérios. É como um super computador, mas ao contrário do que conhecemos e estamos habituados, nosso cérebro ainda não foi completamente decifrado. Os cientistas fazem novas descobertas a todo o momento sobre como o nosso cérebro funciona e do que ele é capaz.

 

1 - Falta de sono influencia na memória

É durante o sono que as células de nosso cérebro removem compostos tóxicos. Se uma pessoa não dorme tempo suficiente, é como se nosso cérebro ficasse sem esse processo de limpeza. Isso pode não apenas afetar nossa memória, como também pode causar o mal de Alzheimer.

 

2 - Estresse destrói o cérebro

Se você costuma se sentir estressado com frequência, está cheio do trabalho, dos estudos e das pessoas, é melhor tentar dar uma pausa e respirar. O estresse afeta a capacidade de aprender, de memorizar as coisas e de se autocontrolar. Além disso, o estresse contribui para a ansiedade, que pode se tornar um transtorno muito cruel.

 

3 - Seu cérebro pode estar desidratado

Se você acha que é balela toda essa história de nosso corpo precisar de água, isso vai mudar agora. Além de grande parte de nosso corpo ser composta por água, 80% do nosso cérebro é água. Então, se você estiver desidratado, isso também vai afetar o seu cérebro. Com perda de 2% dos fluidos cerebrais, a memória a curto prazo já é deteriorada. A concentração e a vigilância caem e também há uma perda significativa nas habilidades cognitivas.

 

4 - Gravidez e cérebro

Cientistas comprovaram que, durante a gravidez, o cérebro da mãe muda. A quantidade de massa cinzenta do cérebro diminui e isso afeta na cognição social e também na capacidade compreender outras pessoas. Isso acontece para que a conexão entre a mãe e o bebê possa ser fortalecidas. Dessa forma, a mãe consegue entender as necessidades da criança e também estar alerta aos perigos externos.

 

5 - Açúcar x Cérebro

O açúcar tem a capacidade de destruir as conexões neurais. Os excessos na substância deixam o cérebro mais lento e se torna mais difícil manter a concentração e aprender coisas novas. O açúcar presente em alimentos industrializados afeta muito mais, por isso o recomendado é que se mantenha uma dieta equilibrada.

 

6 - Amor materno e amor romântico

De acordo com cientistas que realizaram análises da atividade cerebral, o amor materno e o amor romântico têm muito em comum. No entanto, há algumas diferenças. O amor romântico ativa áreas relacionada a excitação sexual, a sensação de ansiedade, de medo e euforia. Enquanto que o amor materno ativa as áreas que estão ligadas ao afeto.

 

7 - Cérebro e a leitura

De acordo com cientistas da Universidade de Oxford, ler melhora as habilidades cognitivas do cérebro. Quando uma pessoa lê, o sangue circula por áreas no cérebro que estão ligadas a concentração e a cognição. E esse efeito acontece apenas com a leitura. Assistir TV ou jogar não tem o mesmo efeito.

 

 

 

 

fonte:fatosdesconhecidos

vacina sim

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dourados
Agesul retira mais de 800 toneladas de lixo das margens da MS-156 em Dourados
Interior
SubsRacial leva Campanha Julho das Pretas a Rochedo, com temas de saúde e educação
Mato Grosso do Sul
Temperaturas voltam a subir e ar seco segue predominando nesta quarta-feira
Mato Grosso do Sul
Governo investe R$ 5,8 milhões na pavimentação da MS-455, criando novo acesso a Capão Seco
Interior
Corpo de Bombeiros monitora incêndios com imagens de satélite e amplia fiscalização em áreas de focos
Campo Grande
Até quando a massa de ar frio polar vai atuar em Mato Grosso do Sul?
Esportes
Hoje é Dia: nota 10 de Comaneci e Dia do Futebol marcam semana
Saúde
Covid-19: Brasil soma 541,2 mil mortes e vai a 19,3 milhões de casos
Violência
Em vídeo exclusivo, DJ Ivis pede perdão a Pamella e a todas mulheres
Tempo
Ela vem: frente fria vai derrubar temperaturas para menos de 3ºC e causar geada em MS, diz previsão