Menu
Busca Dom, 17 de janeiro de 2021
(67) 9.9928-2002
Saúde

Covid-19: Anvisa mantém contato com fabricante do remdesivir

Agência dos EUA autorizou o uso do medicamento em pacientes graves

04 maio 2020 - 10h15

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está em contato com a Gilead, empresa que fabrica o remdesivir no exterior, para acompanhar a evolução dos estudos do medicamento para o tratamento do novo coronavírus (covid-19).

Nessa sexta-feira (1º), o Food and Drug Administration (FDA) autorizou o uso do remdesivir nos Estados Unidos para tratamento da infecção em pacientes em estado grave. Nos próximos dias, a Anvisa fará reunião com a fabricante para verificar o interesse e a viabilidade do fornecimento do medicamento no Brasil.

De acordo com a Agência, a Gilead tem vários estudos clínicos em andamento para o remdesivir, com dados iniciais esperados nas próximas semanas. “Caso o benefício do medicamento se comprove, a Anvisa possui mecanismos, como anuência de uso em programa assistencial e priorização de registro, para garantir o acesso célere do medicamento à população.”

Segundo a Agência, o remdesivir não possui pedido de registro no Brasil. Até o momento, também não houve solicitação de anuência em pesquisa clínica com o medicamento, que teve o uso clínico autorizado nos Estados Unidos.

“Ressaltamos que somente as pesquisas clínicas que tem a finalidade de subsidiar o registro ou alteração de registro, como a inclusão de uma nova indicação terapêutica em bula, por exemplo, estão no escopo de atuação da Anvisa.”

Outras pesquisas, como as pesquisas científicas ou acadêmicas, com outras finalidades requerem somente a aprovação pela instância ética (Comissão Nacional de Ética-Conep e as Comissões de Ética - CEPs Locais).

Até o momento não houve nenhuma solicitação de autorização de uso do medicamento por meio de Programas Assistenciais (Uso Compassivo e Acesso Expandido), segundo a Anvisa.

*Com informações da Anvisa

pedofilia

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campo Grande
Trad faz do transporte coletivo um sacrifício para usuarios
Enem
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio começam neste domingo
Esporte
Grêmio arranca empate com Palmeiras na abertura da 30ª rodada
EUA
Nos últimos dias de Trump: assessores lutam para conter um presidente isolado e furioso
Cuidado
Janeiro Branco e os cuidados com saúde emocional em meio a uma pandemia
MS
CNH vencida em janeiro do ano passado, precisa ser renovada até este mês
Tempo
MS tem sábado de céu encoberto com temperatura máxima de 30°C
Oportunidade
Edição extra do Diário Oficial traz editais do processo seletivo para contratação de médico plantonista
USA
À medida que a inauguração se aproxima, o escrutínio da aplicação da lei leva extremistas dos EUA para os cantos escuros da internet
Bonitão do PCC
Após pedido do MPF, Bonitão do PCC é removido para Presídio Federal