Menu
Busca Qui, 06 de maio de 2021
(67) 9.9928-2002
Mato Grosso do Sul

Indígenas que vivem em contexto urbano recebem primeira dose da vacina contra Covid

11 abril 2021 - 08h00Por AB/ PMS

Neste domingo (11), teve início a vacinação de indígenas que vivem na aldeia urbana Marçal de Souza, em Campo Grande. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), 644 indígenas receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid.

Para a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para a População Indígena, Silvana Terena, a ação foi resultado de constantes tratativas envolvendo o Estado e o Município. “Em janeiro deste ano nos reunimos com o secretário de saúde do estado, do município e com o coordenador do DSEI. E levamos as demandas sobre a vacinação do nosso povo que vive em aldeias urbanas, pois não estavam inseridos no grupo de prioridade de acordo com a primeira fase do Plano Nacional de Imunização, do governo federal. ”

A Subsecretária explica ainda que, “o fato de o indígena estar fora da aldeia não faz com que ele deixe de ser indígena, e o contato com os parentes é constante, pois temos familiares nas aldeias, não nos desligamos das nossas origens. ”

Infelizmente em algumas comunidades, pessoas têm resistido a receber a dose, influenciadas por mentiras que questionam a eficácia e a segurança dos imunizantes. “Nós estamos num árduo trabalho de levar esclarecimento até as comunidades e explicar a importância da vacina”, finaliza Silvana.

Importante ressaltar que os indígenas que residem em contexto urbano devem realizar um cadastro prévio para receber a primeira dose da vacina, acessando o link: http://vacina.campogrande.ms.gov.br/

A estimativa do Plano Municipal de Saúde (PMI) é imunizar contra o novo coronavírus 2.300 indígenas que vivem no contexto urbano e comunidades de Campo Grande. A secretaria informou que o quantitativo é estipulado com base no público atendido em campanhas anteriores de vacinação, como a da Influenza.

Jaqueline Hahn Tente, Secid

news

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasília
Senadores comemoram liminar do STF que obriga governo a realizar o censo
Brasíl
Publicada MP de flexibilização trabalhista para enfrentamento da crise
Polícia
Polícia Federal faz operação contra tráfico de drogas em cinco estados
Brasília
Aliada de Bolsonaro tem ligação com juiz que tentou tirar Renan da CPI da Covid
Esporte
Bahia goleia por 5 a 0 na Sul-Americana Tricolor de Aço vence o Guabirá, da Bolívia
Economia
Governo pagará R$ 418 milhões em salários no Dia do Trabalhador
Esporte
Libertadores: Santos é superado pelo Boca na Bombonera
Campo Grande
Há muita sujeira em Campo Grande, dizem moradores do Duque de Caxias
Esporte
Internacional se recupera na Libertadores com vitória sobre Táchira
Brasíl
Petrobras registra queda de 5% na produção no 1º trimestre do ano