Menu
Busca Seg, 14 de outubro de 2019
(67) 9.9928-2002
Saúde

Mito ou verdade: estresse deixa os cabelos brancos?

Além da genética, outros fatores são capazes de acelerar o processo de envelhecimento celular que faz os fios perderem a cor natural

10 outubro 2019 - 11h00Por Metrópoles

Quem nunca ouviu a expressão “fiquei com os cabelos brancos de preocupação”? O ditado, de acordo com a dermatologista Lúcia Natália Souza Medeiros, do Hospital Santa Lúcia, faz sentido. Segundo a médica, altos níveis de estresse de forma constante podem, literalmente, deixar os cabelos brancos.

A dermatologista explica que há nos folículos pilosos uma célula chamada melanócito. Ela é responsável pela produção da melanina, que dá pigmentação aos cabelos. “Com o passar dos anos, ocorre a redução dessas células e, consequentemente, o surgimento dos cabelos brancos”, explica.

Vários estudos sugerem que o estresse aumenta a produção de radicais livres no organismo e, quanto mais radicais livres circulando, maior é o estresse oxidativo no corpo, inclusive nos melanócitos. O processo causa morte celular, levando à destruição das células de pigmentação e induzindo o surgimento dos fios brancos.

Um desses trabalhos, realizado em 2013 pela Universidade de Nova York, fez uma associação direta entre a queda na produção de pigmentação nos folículos e os hormônios relacionados ao estresse. Os hormônios levariam os melanócitos do folículo piloso para a pele. A pesquisa foi publicada na revista especializada Nature.

Além do estresse, hábitos pouco saudáveis podem acelerar o embranquecimento dos fios. “Estudos mostram que, além de fatores genéticos, o tabagismo, a obesidade, o consumo de bebidas alcoólicas, a exposição solar e doenças crônicas estão relacionados ao processo”, enumera Natália Medeiros. A má notícia é que não há como reverter a situação. “É possível apenas desacelerar a evolução do problema com a adoção de bons hábitos, evitando os possíveis fatores de risco”, completa a dermatologista. Com informações, Metrópoles.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Ciro Gomes sobre Luciano Huck: “Chega de mandar estagiário para a Presidência”
Capital
Homem é morto na frente de casa com seis tiros em bairro de Campo Grande
Internacional
Tufão Hagibis causa dezenas de mortes no Japão
Jogo de ontem
Zagueiro Marquinhos reconhece atuação ruim da seleção em Cingapura
Interior
Ao sair de festa, jovem é abordado por 10 rapazes e esfaqueado em Aquidauana
Polêmica nas redes sociais
Eduardo Bolsonaro ironiza sigla LGBT em camiseta
Caixa das laranjas
Notas fiscais reforçam a suspeita de caixa 2 na campanha do PSL de 2018
Campo Grande - sem efetividade
Trad não consegue evitar aumento de acidentes
Justiça
Justiça determina que governo contenha avanço de óleo em Sergipe
Interior
Três moradores em Guia Lopes são mortos e um é ferido na boca em possível tentativa de latrocínio em Corumbá