Menu
Busca Qui, 28 de maio de 2020
(67) 9.9928-2002
Saúde

O SUS é um avanço e precisamos fortalecê-lo

23 maio 2020 - 11h00Por Uol

O Brasil tem várias barreiras a romper para ampliar o acesso da população à saúde de qualidade, mas é preciso reconhecer os avanços alcançados desde a implantação do Sistema Único de Saúde, o SUS, em 1988.

"Certos direitos, como o acesso a serviços de saúde e à educação, compõem os elementos que criam uma civilização", afirma o médico Gonzalo Vecina Neto, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e referência na área. Ele defendeu a necessidade de fortalecer o SUS e de ampliar a integração entre os sistemas público e privado ao falar sobre a importância do sistema de saúde no Brasil.

"Ainda estamos longe de cumprir os princípios da universalidade, da integralidade e da igualdade, que são as bases do SUS, mas caminhamos muito em pontos importantes", afirma. Ele destaca, por exemplo, o fato de 95% dos transplantes realizados no país serem feitos pelo SUS e de 100% dos pacientes brasileiros com hemofilia receberem medicação gratuita.

O sistema de vacinação brasileiro distribui todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). "Somos um dos únicos países no mundo que distribui essa quantidade de vacinas."

Por outro lado, ele aponta a necessidade de repensar o atual modelo de assistência. "Nosso modelo de atenção à saúde é do tempo em que as pessoas morriam de doenças infectocontagiosas: o paciente era tratado e tinha alta.

Hoje, 35% das mortes no Brasil são causadas por doenças cardiovasculares e metabólicas, como diabetes, e 20%, por câncer. São doenças para as quais não existe alta." Por isso, diz, é fundamental que o país invista em atenção primária à saúde.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Internacional
Decreto de Trump mira viés político no Twitter e no Facebook, mostra esboço
Política
Alcolumbre entra em campo pedindo calma a Bolsonaro
STJ
Fachin pede inclusão na pauta do plenário do STF ação que pode suspender inquérito das fake news
Brasíl
Para Aras, o inquérito das fake news tem “exorbitado dos limites”
Brasíl
Rejeição a Bolsonaro bate recorde e chega a 43%, diz Datafolha
Fake news
Roberto Jeferson mandou aviso ao Ministro do STF, Alexandre de Moraes: "comigo o buraco é mais embaixo"
Judiciário
STJ nega federalizar investigações da morte de Marielle Franco
Fake-News
Aras diz que não cabe a partidos pedir apreensão de celular de Bolsonaro
Eleições 2020
Prefeitos de municipios querem ampliar o mandato, segundo Assomassul
Saúde Pública
África sofre transmissão comunitária prolongada do coronavírus, diz entidade